Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPB planeja publicação em comemoração aos seus 50 anos

publicado: 11/07/2024 16h31, última modificação: 11/07/2024 16h31
Comunidade universitária pode contribuir com arquivos sobre a história do curso

Foto: Angélica Gouveia

Em homenagem ao Jubileu de Ouro, 50 anos, do curso de Arquitetura e Urbanismo, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou um formulário para seleção de material voltado para registro da história do curso. O prazo para preenchimento de formulário disponibilizado pela coordenação do curso e envio do material a ser coletado segue até o dia 15 de agosto. Em novembro, acontecerá uma cerimônia para divulgação do acervo digital.

O chefe de Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) do Centro de Tecnologia (CT), professor Marcos Santana, propôs o resgate histórico com uma edição especial comemorativa. Em comemoração a criação do curso aconteceu no dia 4 de dezembro de 1974.

Para isso, está sendo feito um convite a autores, especialmente docentes, técnicos (ativos e aposentados) e discentes (em curso ou egressos) que estejam interessados na produção da memória. Os interessados podem enviar registros de momentos vivenciados durante a graduação, fotos de formatura, histórico dos laboratórios, apresentações de projetos de pesquisas e extensão ou lembranças com colegas que representam sua participação enquanto estudante.

Para os organizadores, será uma oportunidade de valorizar o curso. Outro objetivo da ação é transformar o material em uma edição física com 50 exemplares para presentear professores e egressos que contribuíram na linha do tempo do curso.

“Quando aprendemos e valorizamos o passado é criado um futuro melhor”, disse professor Santana. É possível anexar arquivos como fotos, vídeos ou texto, registrado digitalmente. Serão aceitos arquivos de, no máximo, 10 MB, em formato PNG, JPG, PDF ou MP4.

A discente e participante da ação Ana Colque comenta sobre como está sendo a experiência de participar da pesquisa sobre o curso que escolheu como carreira. “É extremamente gratificante poder participar dessa atividade. Entender as mudanças que aconteceram na evolução do curso, assim como os espaços físicos que acompanharam as mudanças para acomodar essa evolução, faz com que eu aprecie ainda mais o lugar e as pessoas com quem o compartilho”.

A atividade possui discentes voluntários e matriculados no estágio remunerado, bem como egressos do curso, como Giulia Soares, que permanece contribuindo para a realização da ação.

O curso possui perfil no instagram @arqurb.ufpb, que contém as informações sobre a ação e outras atividades do curso de Arquitetura e Urbanismo. O contato para mais informações sobre o resgate histórico também é possível pelo e-mail: dau.50anos@gmail.com .

Texto: David Kevin
Edição: Aline Lins