Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Desenvolvido na UFPB, projeto EcoGrad receberá premiação nacional de inovação na Gestão Universitária

publicado: 06/09/2024 11h49, última modificação: 06/09/2024 11h49
Plataforma tecnológica busca democratizar o acesso de dados dos IFES

Foto: Angélica Gouveia

O projeto EcoGrad, do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi o vencedor do Prêmio Nacional de Inovação na Gestão Universitária Professor João David Ferreira Lima 2024. A entrega da premiação acontecerá durante o XXIII Colóquio Internacional de Gestão Universitária (CIGU), realizado em Montevidéu, Uruguai, entre os dias 2 e 4 de outubro.

O projeto premiado desenvolveu uma plataforma tecnológica que visa a definição de um ecossistema de dados da graduação de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES),  por meio da disseminação e compartilhamento de informações, com o propósito de aperfeiçoar as práticas de gestão dos cursos.

Na plataforma, existem vários módulos que utilizam dados brutos disponíveis em bases governamentais e os transformam em informações úteis para os gestores, ampliando seu conhecimento sobre a sua IFES.

Assim, o projeto objetiva a democratização ao acesso de dados e informações sobre a graduação com a autonomia das IFES na educação superior. Além disso, visa o desenvolvimento de competências analíticas na gestão da graduação e o acompanhamento dos indicadores de qualidade do ensino, contribuindo para o aperfeiçoamento das políticas institucionais voltadas à graduação.

O projeto é coordenado pelo professor José Jorge Lima Dias Junior, do Departamento de Administração e do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA). Foi desenvolvido no Laboratório de Gestão e Inteligência de Dados (LAGID) e conta com a equipe composta por Raquel Vigolvino Lopes e Marcus Williams Aquino de Carvalho, do Departamento de Ciências Exatas (DCX); José François Alves Ferreira Júnior  do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE); e Williams Pessoa dos Santos, da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).

A premiação é uma iniciativa do Instituto de Pesquisas e Estudos  em Administração Universitária (INPEAU), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e tem a finalidade de reconhecer e homenagear projetos inovadores que tenham criado, desenvolvido e implementado modelos, instrumentos ou práticas com resultados positivos junto à comunidade universitária.

O professor Jorge Dias tem grande expectativa para o recebimento do prêmio, após quatro anos de trabalho realizado pela equipe. “O prêmio é um reconhecimento a um trabalho sério e de dedicação que o nosso competente grupo do LAGID vem fazendo, gerando inovação para a sociedade, em especial, para as nossas universidades”, completou o coordenador.

Mais informações poderão ser obtidas por meio do Portal Online e do e-mail: ecograd@ufpb.br .

Texto: David Kevin
Edição: Aline Lins