Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Em cerimônia emocionante, Reitor da UFPB concede título de Professor Emérito a Guilherme de Albuquerque Cavalcanti

publicado: 05/09/2024 18h39, última modificação: 05/09/2024 19h11
Homenagem celebra trajetória acadêmica do professor Guilherme de Albuquerque Cavalcanti

Foto: Angélica Gouveia

Na noite desta quarta-feira (4), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou a cerimônia de outorga do título de Professor Emérito ao professor aposentado Guilherme de Albuquerque Cavalcanti, em reconhecimento aos mais de 35 anos dedicados ao magistério superior no Departamento de Economia (DE) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Instituição. O evento, ocorrido no auditório da Reitoria, no Campus I (João Pessoa), reuniu familiares, colegas de docência, ex-alunos e dirigentes da Instituição para celebrar a carreira do professor, que deixou um legado indelével na UFPB.

A honraria é um reconhecimento institucional e é destinada a professores aposentados que se distinguiram no ensino e na pesquisa. A concessão do título honorífico ao professor Guilherme de Albuquerque Cavalcanti foi aprovada em abril deste ano, por unanimidade, pelo Conselho Universitário (Consuni) da UFPB.

A mesa de honra da solenidade foi composta pelo Reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia, pelo diretor do CCSA, professor Aldo Leonardo Cunha Callado, e pelo coordenador da Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior (SODS), professor José Neto Barreto Júnior. O homenageado, professor Guilherme de Albuquerque Cavalcanti, foi convidado a integrar a mesa junto com sua esposa, a também professora da UFPB Mercedes Cavalcanti, e seu filho, Henrique Cavalcanti. Além deles, os docentes Ademário Félix de Araújo Filho e Alysson André Cabral também foram chamados a compor a mesa.

A cerimônia seguiu com os atos protocolares do rito universitário. Os professores Alysson André Cabral e Mercedes Cavalcanti realizaram a trasladação das vestes talares, simbolizando a concessão do título. Em seguida, o professor Alysson André Cabral, propositor do título honorífico, proferiu o tradicional panegírico, um discurso em exaltação ao agraciado. Ele destacou a paciência, humildade e dedicação do homenageado, que orientou gerações de economistas e se destacou no ensino da disciplina de técnicas de pesquisa em economia.

“Ainda hoje trago as lições que o professor Guilherme transmitiu em sala de aula. Foi muito marcante ter conhecido o professor Guilherme, ter sido seu aluno e colega no Departamento de Economia. Seu legado vai além das suas contribuições acadêmicas. Ele é uma inspiração como ser humano”, afirmou.

O professor Alysson André Cabral prosseguiu com o panegírico, destacando a trajetória do agraciado, que ingressou no quadro docente da UFPB em 1977, após se formar em economia em 1974. Ao longo de sua carreira, obteve o mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o doutorado na França, consolidando-se como uma referência no ensino e na pesquisa em economia. Durante as mais de três décadas em atividade, ele contribuiu para a formação de centenas de economistas e participou ativamente da criação do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da UFPB, um dos mais bem avaliados do país.

Em sua fala, o diretor do CCSA, professor Aldo Leonardo Cunha Callado, também destacou a importância da carreira de Cavalcanti.

“Foi uma honra ter sido seu aluno e agora participar desse momento tão especial. O professor Guilherme deixou um legado inestimável para a Universidade e para a vida de todos que tiveram a oportunidade de conviver com ele”, declarou o diretor do CCSA.

Em nome do professor Guilherme, a professora Mercedes Cavalcanti, escritora e artista plástica, fez um emocionado discurso de agradecimento, ressaltando a paixão de seu marido pela docência e pela UFPB.

“A universidade era sua segunda casa, onde ele se realizava e se energizava”, disse Mercedes, destacando também o papel do professor Guilherme como pai e marido dedicado. Ao final de sua fala, ela entoou uma homenagem poética, emocionando os presentes.

Encerrando a cerimônia, o Reitor Valdiney Gouveia fez um discurso em que exaltou o impacto das contribuições do professor Guilherme à UFPB.

“Professor Guilherme, o senhor está entre os 1% dos professores que recebem o título de Professor Emérito. O senhor é a essência da Universidade Federal da Paraíba, uma pessoa ímpar que escolheu trilhar o caminho da excelência acadêmica”, afirmou o Reitor.

Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins