Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Encontro Unificado no Campus IV reforça protagonismo acadêmico da UFPB na região do Vale do Mamanguape
conteúdo

Notícias

Encontro Unificado no Campus IV reforça protagonismo acadêmico da UFPB na região do Vale do Mamanguape

publicado: 04/12/2024 11h11, última modificação: 04/12/2024 11h14
Solenidade de abertura do evento contou com a presença da Vice-Reitora Mônica Nóbrega

Foto: Angélica Gouveia

Após uma semana inteira de atividades em João Pessoa, o XII Encontro Unificado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) chegou ao Campus IV (Rio Tinto/Mamanguape). A solenidade que abriu o evento no Litoral Norte ocorreu na noite da última segunda-feira (2), no Auditório do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCAE). Assim como no campus Sede, o Encontro Unificado em Rio Tinto e Mamanguape congrega as 25ª, 26ª e 31ª edições dos Encontros de Extensão (Enex), de Iniciação à Docência (Enid) e de Iniciação Científica (Enic).

O mote do Encontro este ano é ‘A UFPB como protagonista da diversidade, saberes, tecnologias e inovações’, e foi em torno desses pontos que se desenvolveram as falas dos integrantes da mesa de abertura do evento. Entre eles, a Vice-Reitora da UFPB, professora Mônica Nóbrega, os Pró-Reitores de Pesquisa e de Extensão, professores José Roberto do Nascimento e Bernardina Freire, respectivamente, e o Diretor do CCAE, professor Joseilme Rodrigues. Além da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), que enviou ao evento a Coordenadora Acadêmica, professora Uyguaciara Castelo Branco, a mesa contou também com representação estudantil e do quadro técnico-administrativo local. 

 

A Vice-Reitora Mônica Nóbrega saudou os participantes e parabenizou os organizadores do evento, sobretudo pelo pouco tempo de trabalho que a nova gestão teve para produzir as atividades. Ela também destacou, em seu discurso, a importância da diversidade e da inclusão, enfatizando que a universidade deve ser um espaço democrático e de pertencimento. 

“É esse sentimento de pertencimento que é inclusão. Eu fico muito feliz quando vejo os alunos apresentando os trabalhos que desenvolveram nos projetos que fizeram parte, com base científica, com técnica e humanização, mas ainda mais feliz, meus colegas, ao ouvir toda essa equipe falando essas palavras tão maravilhosas aos nossos ouvidos como, por exemplo, essa questão da democracia. É uma questão muito importante! A universidade não é apenas um espaço técnico. Aqui, nós precisamos formar cidadãos conscientes, éticos e comprometidos. Isso não se faz sem democracia”, enfatizou Mônica Nóbrega. 

Em seguida, a titular da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), professora Bernardina Freire, lembrou, em sua fala, da importância da extensão universitária como espaço dialógico e inovador que conecta a UFPB à sociedade, promovendo transformação social. Em celebração aos 25 anos do Encontro de Extensão, ela reforçou o discurso da Vice-Reitora Mônica Nóbrega sobre a retomada da democracia na UFPB após anos difíceis e se comprometeu, no exercício da Proex, a fortalecer a função social da Universidade. 

Já o Pró-Reitor de Pesquisa, professor José Roberto, ressaltou a importância da iniciação científica no despertar de jovens para a pesquisa e inovação acadêmicas. 

E o diretor do CCAE, Joseilme Fernandes, fechou o momento dos discursos. O docente salientou que o evento demonstra, em geral, como os saberes, as tecnologias e as inovações produzidas pela comunidade acadêmica local impactam na região. Ele também afirmou que a extensão, destaque de sua fala, é o pilar do tripé universitário que mais possibilita mostrar à coletividade universitária que o aprender é uma via de mão dupla. 

Lançamento de Livros

A solenidade de abertura do XII Encontro Unificado também ficou marcada pelo lançamento de quatro livros. As publicações, que tratam sobre educação, secretariado e administração, são frutos de projetos de pesquisa e de extensão desenvolvidos no Campus IV. Os livros estão disponíveis na íntegra, de forma gratuita, na página da Editora do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB e da Editora Enterprising

Mesa redonda

Uma mesa redonda com o mesmo tema do Encontro Unificado aconteceu na sequência da cerimônia de abertura. Na ocasião, os professores Jassuipe Morais, Luiz Sérgio e Luziana Silva, todos do Campus de Rio Tinto/Mamanguape, debateram como a internacionalização, a sustentabilidade e gestão de tecnologia podem contribuir para tornar o ambiente universitário um espaço inclusivo e inovador. 

Apresentação de 170 trabalhos 

A apresentação dos trabalhos inscritos no Encontro Unificado ocorreu na terça-feira (3), no dia seguinte à abertura do evento. Foram mais de 170 apresentações que aliaram excelência acadêmica e responsabilidade social, demonstrando, também, a importância da produção científica da UFPB para a região do Vale do Mamanguape. 

* * *
Texto: Lucas Andrade e Vinícius Vieira
Edição: Vinícius Vieira
Fotos: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB