Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Escola Técnica de Saúde da UFPB publica edital com 25 vagas para curso Técnico em Cuidado com Idosos

publicado: 25/08/2022 18h25, última modificação: 25/08/2022 18h26
Vagas são direcionadas a quem já concluiu o ensino médio e as inscrições se iniciam em 31 de agosto

Foto: Oriel Farias

A Escola Técnica em Saúde (ETS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou edital de processo seletivo para preenchimento de 25 vagas para o curso técnico em Cuidados de Idosos, na modalidade subsequente, que é voltada para quem já concluiu o ensino médio e deseja se capacitar para o mundo do trabalho. As vagas são ofertadas para complementação da turma 2022.1. As inscrições têm início em 31 de agosto e seguem até 08 de setembro.

Trata-se de uma oportunidade para quem deseja se aperfeiçoar em uma área profissional em expansão, recebendo formação qualificada para atuar nas funções básicas de manutenção e prevenção da saúde e apoio à reabilitação e recuperação, favorecendo a autonomia do idoso em cuidados com a saúde corporal e mental.

O curso é gratuito e tem duração de 01 ano e meio, com aulas predominantemente no período da tarde. A inscrição é realizada exclusivamente pela internet pelo Sistema Integrado em Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), na aba Processos Seletivos - técnico.

Os candidatos deverão anexar no momento da inscrição, em arquivo no Formato PDF, documentos como CPF e RG, histórico escolar ou equivalente (carimbado e assinado pela instituição ou com certificação digital da instituição de ensino) e documentação comprobatória exigida nos casos de reserva de vaga, conforme orientado no edital nº 07/2022.

Não haverá prova, o processo de seleção dos novos alunos para o curso técnico em Cuidados de Idosos será realizado mediante an álise de desempenho, considerando as notas das disciplinas de Português, Matemática e Biologia ou disciplinas equivalentes, do 3º ano do Ensino Médio ou Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens ou Adultos - ENCCEJA. O candidato poderá também optar por utilizar notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) das edições de 2010 a 2021. Poderá ser utilizada apenas uma dessas formas de entrada.

Haverá reserva de vagas para candidatos com 50% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, dentre estas haverá proporções de vagas reservadas para candidatos pretos, pardos, indígenas ou com renda familiar bruta igual ou menor que 1,5 salário-mínimo por pessoa.

Diferenciais da ETS-UFPB

Além de gratuito, o curso de Técnico em Cuidados com Idoso da ETS da UFPB conta com equipamentos de ponta e alta qualidade como simuladores avançados que demonstram aos estudantes o efeito da velhice relacionadas a dificuldades físicas, de alterações músculo-esqueléticas, visuais e auditivas, o que permite que o estudante tenha uma melhor compreensão das alterações causadas pelo processo de envelhecimento.

Também conta com laboratórios de anatomia, além de prática e cuidados com a pessoa idosa, que simulam o ambiente laboral e domiciliar para aplicação das técnicas estudadas, e uma equipe de professores e técnicos qualificados para conduzir o processo de ensino-aprendizagem.

No dia 13 de setembro será publicada a lista preliminar de candidatos inscritos no processo seletivo e o resultado final do processo está previsto para o dia 26 de setembro no site da ETS. Após esse período os candidatos aprovados devem realizar o cadastramento online obrigatório e a matrícula conforme orientações a serem publicadas em novo edital.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins