Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Estudantes da UFPB conquistam terceiro lugar em premiação no XIX Congresso Acadêmico de Defesa Nacional

publicado: 02/08/2024 14h52, última modificação: 06/08/2024 14h53
O evento reuniu 309 congressistas de 14 estados

Foto: Divulgação

Os estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Adalberto Belarmino da Costa Junior e Felipe Antônio Melo Jardim, ambos do último período de gestão pública, e Gabriel Vittor Rodrigues Gonçalves, do quinto período do mesmo curso, conquistaram o terceiro lugar em premiação no XIX Congresso Acadêmico de Defesa Nacional, promovido pela Escola Superior de Defesa (ESD).

Eles foram premiados com o artigo "A atuação da Marinha Brasileira em casos de desastres ambientais e pandemias segundo o Plano Estratégico da Marinha de 2020 - 2023", orientado pela professora Thays Felipe, do Departamento de Gestão Pública do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPB.

O evento ocorreu na Escola Naval, no Rio de Janeiro, entre os dias 22 e 26 de julho, reunindo 309 congressistas de 14 estados, representando 32 universidades. A pesquisa abordou a relevância das estratégias da Marinha Brasileira em resposta a desafios contemporâneos, como desastres ambientais e pandemias, conforme delineado no Plano Estratégico da Marinha. O estudo foi realizado a partir de pesquisas e análises de dados de documentos e notícias sobre o assunto, com início em março e finalização em maio deste ano.

Para Adalberto Belarmino, conquistar o terceiro lugar foi de grande simbolismo, pois foi a primeira vez que a equipe submeteu uma pesquisa  a um congresso. Chegar tão longe, logo na primeira tentativa, é um incentivo tanto para o curso quanto para a produção e publicação de outras pesquisas.

"A importância é enorme pois, de 90 artigos submetidos, com mais de 300 congressistas, ficamos entre os três melhores do Brasil. Para uma equipe que submeteu pela primeira vez, considero um grande feito, sobretudo, para nosso curso de Bacharelado em Gestão Pública, que é relativamente novo na UFPB. Com esta conquista, nosso curso se destaca perante a comunidade acadêmica. Nosso artigo será publicado em uma revista nacional da Marinha do Brasil e, além disso, tivemos contatos visando o desenvolvimento do tema pesquisado. Enfim, considero que a premiação foi de grande valia para nós, enquanto participantes, e para o nosso curso, sendo um grande incentivo para outras publicações e pesquisas", explicou o discente.

Já Felipe Antônio descreve a experiência de participar do XIX Congresso Acadêmico de Defesa Nacional como uma oportunidade fantástica e rica em interações com estudantes de diversas universidades. Segundo ele, a conquista o impulsiona a continuar pesquisando.

"A experiência foi fantástica por vivenciar palestras, conversas e interações com estudantes de universidades de todo o país e acadêmicos militares, todos focados em temáticas de defesa nacional. O prêmio nos deixa bastante entusiasmados para continuar pesquisando e colaborando com a Defesa Nacional", afirmou.

Para Gabriel Vittor, participar do CADN foi a maior experiência acadêmica que teve até aquele momento. Viajar para outra região e passar uma semana vivenciando uma nova realidade foi muito marcante para o estudante de gestão pública.

"Tenho dois anos de graduação, mas ir para outro estado vivenciar outra realidade e ter contato com o que estudo e pesquiso foi singular. Foi a experiência acadêmica mais bonita que tive até agora. Em relação à premiação, acredito que foi muito especial, principalmente, porque criamos esse projeto pensando no CADN. A grande maioria dos artigos foi submetida para o evento, mas nós não adaptamos um trabalho anterior. Realmente, pegamos o edital, um desafio proposto pela nossa professora, Thaís, e fizemos todo o artigo voltado para o CADN. Quando fomos ao Rio de Janeiro para participar do congresso, tínhamos a expectativa de, pelo menos, chegar ao top 10. No entanto, conseguir o terceiro lugar foi ainda mais especial, pois fizemos o trabalho inteiramente voltado para o evento, criando um projeto do zero para alcançar destaque no congresso", contou Gabriel.

O Congresso

O Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (CADN) é uma atividade promovida anualmente pela Escola Superior de Defesa (ESD), em parceria com as Escolas de Formação de Oficiais das Forças Armadas: Escola Naval (EN), Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e Academia da Força Aérea (AFA).

O evento tem como objetivo estimular a interação entre alunos e professores das escolas militares e das Instituições de Ensino Superior (IES) civis, além de despertar nos congressistas civis o interesse por temas relacionados à segurança e à defesa nacional. Além disso, busca incentivar os participantes a refletirem sobre problemas da atualidade, de interesse da Defesa, e contribuir para a difusão dos assuntos de defesa no âmbito da sociedade brasileira.

Mais informações sobre a iniciativa podem ser encontradas na página do Programa, disponível aqui.

* Matéria alterada em 06.08.2024 às 14h52 por necessidade de correção no nome do curso de graduação, que havia sido publicado com erro.

Texto: Aline Ferreira
Edição: Aline Lins