Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Estudantes da UFPB se destacam com artigos científicos premiados no Congresso Paraibano de Virologia
conteúdo

Notícias

Estudantes da UFPB se destacam com artigos científicos premiados no Congresso Paraibano de Virologia

publicado: 02/09/2024 12h32, última modificação: 02/09/2024 12h36
Trabalhos da Universidade obtiveram os dois primeiros lugares, além de menção honrosa

Foto: Divulgação

Os dois melhores artigos científicos do Congresso Paraibano de Virologia (COPVir2024) são da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O anúncio dos premiados foi realizado durante o evento, que ocorreu nos dias 21 e 22 de agosto deste ano, no auditório da Reitoria da UFPB. Além destes, outro trabalho da UFPB recebeu menção honrosa durante o COPVir2024. 

O primeiro lugar ficou para o artigo ‘Utilização de nanopartículas verdes de óxidos metálicos com ação antiviral’ que, entre seus autores, está a estudante Larissa Cavalcante de Araújo, do 7º período da graduação em biomedicina. O trabalho teve a orientação da professora Joelma Rodrigues de Souza, do Departamento de Fisiologia e Patologia (DFP) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPB e demonstrou, entre outros resultados, a eficácia da nanotecnologia verde, uma técnica considerada econômica, de reduzir em 99% a carga viral dos patógenos causadores da Covid-19 e da influenza. 

“Foi a primeira vez que ganhei o prêmio de primeiro lugar num congresso. Esse trabalho apresentado no Congresso é fruto de uma pesquisa muito inovadora e com muito potencial de crescimento. Pretendo seguir na pesquisa científica e desenvolver, em laboratório, junto à minha orientadora, justamente o assunto abordado no trabalho”, falou a aluna Larissa Cavalcante de Araújo.

Para a orientadora deste estudo, a professora Joelma Rodrigues de Souza, a orientação de trabalhos científicos é uma das atribuições mais encantadoras e desafiadoras da carreira docente. Também proporciona uma troca mútua de saberes entre os discentes e os docentes. 

“Aos estudantes de graduação, proporciona uma imersão de conhecimento em uma área especializada da ciência, bem como sua relação multidisciplinar, que possibilita o encantamento pela área e temática, culminando, muitas vezes, na área de sua especialização futura e de atuação profissional. [...] Aos docentes, provoca a necessidade de constante atualização, colaborações intra e interinstitucionais, formação de recursos humanos, possibilita desenvolvimento de produtos tecnológicos e inovadores e, muitas vezes, ampliação de sua área de atuação profissional”, afirmou a docente. 

Também é do curso de biomedicina da UFPB o estudante Wellington Sobrinho, que dividiu com Erika Dias Rodrigues, aluna do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular (PPGBCM), a autoria do estudo ‘Incidência da Infecção por adenovírus em crianças atendidas em um hospital privado no Estado da Paraíba’. O artigo contou com a orientação do docente João Felipe Bezerra, professor do Centro Profissional e Tecnológico - Escola Técnica de Saúde (CPT-ETS). 

“Fiquei feliz ao saber que meu trabalho foi agraciado com o segundo lugar no evento. A premiação me estimula a fazer um mestrado e seguir na pesquisa científica”, disse o estudante, que está no nono período de Biomedicina. 

E a menção honrosa foi para o artigo ‘Aplicações da inteligência artificial na virologia: um estudo de revisão’, da aluna Maria Fernanda Fernandes, que, assim como os demais premiados, é graduanda em biomedicina. A estudante realizou, no trabalho apresentado no COPVir2024, um estudo de aplicações da inteligência artificial (IA) na virologia e apontou um grande potencial da IA para análise de dados de modo rápido e preciso, o que pode contribuir para tomada de decisões nas intervenções em saúde. Para produzir o artigo, ela contou com a orientação do professor Lúcio Roberto Cançado Castellano, do CPT-ETS. 

“A menção honrosa pelo meu trabalho é um reconhecimento importante da dedicação e esforço que investi nesta pesquisa. A premiação me incentiva a continuar no caminho da pesquisa científica e contribuir para novas aplicações da inteligência artificial”, avaliou a discente. 

Sobre o COPVir2024 

O COPVir2024, evento de abrangência regional, destacou o papel inovador e impactante da ciência no campo da virologia, reunindo pesquisadores, profissionais de saúde e tomadores de decisão de políticas públicas para discutir os avanços recentes na virologia e suas implicações para a saúde pública na Paraíba.

O Congresso foi uma realização da UFPB e do CPT/ETS, com apoio institucional do Governo do Estado da Paraíba, Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e outras entidades públicas e privadas. 

Saiba mais sobre os artigos premiados

‘Utilização de nanopartículas verdes de óxidos metálicos com ação antiviral’ - 1º Lugar de Melhor Trabalho 

Autores: Larissa Caroline Cavalcante de Araújo, Priscilla Kellen Cavalcante de Araújo, Kaylanny Maria de Andrade da Silva, Giovani Luiz da Silva, Fausthon Fred da Silva, Lúcio Roberto Cançado Castellano, Renato Antônio dos Santos Oliveira, Priscilla Anne Castro de Assis, Joelma Rodrigues de Souza 

‘Incidência da Infecção por adenovírus em crianças atendidas em um hospital privado no Estado da Paraíba’ - 2º Lugar de Melhor Trabalho 

Autores: Erika Dias Rodrigues, Wellington Lima da Silva Sobrinho, Ryta de Kassia Albuquerque dos Prazeres, Ludimila de Araújo Costa, João Felipe Bezerra

‘Aplicações da inteligência artificial na virologia: um estudo de revisão’ - Menção Honrosa 

Autores: Maria Fernanda de Souza André Ramos Fernandes, Lúcio Roberto Cançado Castellano

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Fotos: Divulgação
Ascom/UFPB