Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Estudantes da UFPB se destacam nos Jogos Universitários Brasileiros 2024
conteúdo

Notícias

Estudantes da UFPB se destacam nos Jogos Universitários Brasileiros 2024

publicado: 21/10/2024 17h57, última modificação: 21/10/2024 18h04
Universidade alcançou a primeira colocação, no individual, e a terceira, por equipes, na modalidade acadêmico
 Estudantes da UFPB se destacam nos Jogos Universitários Brasileiros 2024
(Da esq. p/ dir.) Maria Alicia Vieira Brandão, Brenno Eloy e prof. Mateus Finco. Foto: Confederação Brasileira do Desporto Universitário

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) obteve resultados expressivos nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2024, realizados em Brasília, entre os dias 8 e 19 de outubro. A delegação da UFPB, composta por 41 estudantes atletas, participou das modalidades individuais de atletismo, badminton, judô, xadrez, natação e acadêmico (apresentação de trabalhos científicos), e das modalidades coletivas com o basquetebol feminino e cheerleading (animadores de torcida). 

Na modalidade acadêmico, o estudante Brenno Eloy, do curso de Psicopedagogia da UFPB, conquistou o primeiro lugar com a apresentação do trabalho intitulado “Entre Competições e Salas de Aula: a Saúde Mental e o Desempenho de Atletas Universitários”. Esta vitória representou a primeira vez que um estudante paraibano alcançou o topo da competição acadêmica nos JUBs, competindo com outros 20 participantes de diversos estados do país, como Pernambuco, São Paulo, Distrito Federal e Rio Grande do Sul. 

Foto: Arquivo Pessoal de Maria Alicia Vieira Brandão

O trabalho teve como objetivo principal analisar os efeitos da saúde mental no desempenho desses atletas, evidenciando que altos níveis de estresse e depressão são comuns entre eles, o que representa um risco significativo à sua saúde mental. A descoberta mais relevante foi a correlação negativa e estatisticamente significativa entre ansiedade e desempenho acadêmico, demonstrando que, à medida que os níveis de ansiedade aumentam, o desempenho acadêmico tende a cair.

Além disso, o estudo destacou que o fator mais citado pelos atletas como impacto em sua rotina é o "tempo", uma vez que conciliar a vida esportiva com a acadêmica, característica da chamada "dupla carreira", é um desafio constante que gera frustração e afeta ainda mais a saúde mental desses estudantes. Como solução, o trabalho propôs a criação de uma rede de suporte multidisciplinar, envolvendo educadores físicos, psicólogos e psicopedagogos, para trabalhar conjuntamente no desenvolvimento do desempenho esportivo, no cuidado com a saúde mental e na melhora do desempenho acadêmico, buscando equilibrar essas duas esferas de atuação dos atletas universitários.

Foto: Confederação Brasileira do Desporto Universitário

Brenno Eloy, que participou da competição também no ano passado, fala do sentimento da conquista do ouro.

“Participar esse ano foi indescritível, ano passado fui prata e havia sido meu auge. Ir esse ano, com a promessa de buscar o ouro, foi uma busca não só por superar os demais concorrentes, mas principalmente superar a mim mesmo, em um processo árduo e desgastante, mas com um resultado muito gratificante. Para além do prêmio, pude viver um crescimento pessoal e ainda encerrar minha graduação com chave de ouro”, disse o discente.

Além da conquista individual, Brenno, ao lado da estudante Maria Alicia Vieira Brandão, também do curso de Psicopedagogia, garantiu o terceiro lugar por equipes para a UFPB, resultado que colocou a Paraíba entre as instituições mais bem classificadas na modalidade acadêmico, juntamente com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), primeira colocada, e a Universidade Católica de Brasília (UCB), que ficou com o segundo lugar.

Segundo Brenno, foi fundamental o apoio de sua dupla e da comissão de atletas da UFPB, representada pelo professor Mateus David Finco, do Centro de Educação (CE). O trabalho harmônico e em equipe refletiu na excelente colocação no pódio por equipes.

Para o professor Mateus David Finco, a participação dos estudantes atletas nos JUBs é extremamente importante por ser um evento esportivo de grande magnitude, além de proporcionar diversas experiências culturais, sociais e integrativas com atletas de todo o Brasil. 

“As conquistas da modalidade acadêmico, com a medalha de ouro no individual e bronze por equipes, seguem revelando o potencial de pesquisas de nossa instituição, em especial ao olhar, atenção e acompanhamento à saúde mental dos estudantes atletas que necessitam cada vez mais de apoio institucional por meio de resoluções que prevejam assistência acadêmica e financeira, promovendo desta forma o desenvolvimento integral no desempenho acadêmico e esportivo”, conclui o professor. 

Equipe de Cheerleading. Foto: Arquivo Pessoal de Mateus Finco

Confira os demais resultados da UFPB no JUBs 2024

Atletismo

July Ellen Silva: Heptatlo - 10° | Salto em Altura - 8°

Lilian Eloy: Arremesso de Peso - 11° 

Luan Tobias: 3.000m com obstáculos - 8º

Cheerleading 

11º lugar 

Foto: Arquivo Pessoal de Mateus Finco

Basquete Feminino

10º lugar 

Badminton 

Ana Beatriz Morais Vieira Marinho - 5°

Natação

Revezamento masculino: 4x200m Livre - 7° | 4x100m Livre - 7° | 4x100m Medley - 8º 

Maria Dionila de Souza Campos: 50m Livre - 4º | 50m Peito - 5° | 50m Borboleta - 8° | 100m Borboleta - 12° 

Rafael Urtiga: 200m Borboleta - 6° | 400m Medley - 8° | 200m Medley - 12° | 800m Livre - 12°

Sofia Kerensky: 100m peito - 11º | 200m - 9º lugar

Foto: Arquivo Pessoal de Mateus Finco
* * *
Texto: Flávia Lúcia Santana 
Edição: Vinícius Vieira
Fotos: CBDU/Arquivos pessoais de Mateus Finco e Maria Alicia Vieira Brandão
Ascom/UFPB