Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Extensão universitária da UFPB estimula uso de fontes renováveis de energia em comunidades de João Pessoa
conteúdo

Notícias

Extensão universitária da UFPB estimula uso de fontes renováveis de energia em comunidades de João Pessoa

publicado: 06/12/2024 18h37, última modificação: 06/12/2024 18h37
Projeto ‘Sou Sustentável’, do CEAR, participou ativamente de instalação de miniusina solar na comunidade São Rafael

Extensão universitária da UFPB estimula uso de fontes renováveis de energia em comunidades de João Pessoa

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do projeto de extensão ‘Sou Sustentável', do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR), teve um papel essencial na instalação da primeira miniusina solar da comunidade São Rafael, em João Pessoa. A iniciativa, entregue em agosto de 2024, beneficia o Instituto Voz Popular, uma organização que realiza atividades educacionais, culturais e sociais para crianças, adultos e idosos da comunidade.

As três placas de 485 kWp – sigla para Watt-pico, medida de potência energética associada a células fotovoltaicas – e os demais equipamentos foram doados por uma empresa local de energia solar. De acordo com o professor José Félix Neto, coordenador do projeto, desde sua ativação, há cinco meses, a miniusina produziu 662 kWh, o que evitou a emissão de 660 kg de dióxido de carbono (CO2), um dos gases responsáveis pelo aquecimento global, e gerou uma economia de 70% nos custos de energia elétrica da ONG. 

O valor economizado é usado para suplementar as atividades do Instituto, como conta o colaborador Daniel Pereira. 

“A economia na conta de energia está sendo usada na alimentação das crianças e jovens que atendemos na comunidade. Atualmente, temos aulas de reforço escolar, contação de história, musicalização, artes marciais e capoeira, informática e oficinas socioeducativas, além da fisioterapia com os idosos que também realizamos em nossa sede”, explica Daniel. 

Localizada no bairro Castelo Branco e praticamente vizinha à UFPB, a São Rafael está numa área estratégica, uma vez que seu principal acesso é na Avenida Pedro II, que conecta a Zona Sul ao Centro de João Pessoa. Situada próxima a uma das margens do Rio Jaguaribe, a área está sujeita a inundações no período chuvoso, agravando as dificuldades enfrentadas pelos moradores. 

Em comunidades como a São Rafael, a realidade é, ainda, de pobreza, que se manifesta também pela dificuldade de acesso a serviços energéticos adequados e a valores módicos. É a ‘pobreza energética’. Conforme o professor José Félix Neto, o problema persiste em áreas urbanas periféricas e em áreas rurais, traduzindo-se, muitas vezes, em ligações clandestinas ou até mesmo total falta de acesso à eletricidade. Para o docente da UFPB, a energia oriunda de fontes renováveis de energia é uma alternativa para o acesso à eletricidade confiável e acessível, que atendam as necessidades básicas das famílias. 

Sendo assim, a iniciativa está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial aqueles voltados à erradicação da pobreza e promoção de energia limpa e acessível.

Usina Solar Social (USS): iniciativa pioneira na Paraíba

Um próximo passo do ‘Sou Sustentável’, com apoio de emenda parlamentar destinada pelo deputado Ruy Carneiro, é expandir a iniciativa, fazendo com que o sistema solar chegue às casas de pelo menos 10 famílias da comunidade. Isto deve ser possível a partir da conversão da energia solar por meio da geração compartilhada, modalidade de micro ou minigeração para um grupo de pessoas, físicas ou jurídicas, que estejam em locais atendidos pela mesma distribuidora. A miniusina da São Rafael deve se tornar uma verdadeira Usina Solar Social (USS), iniciativa pioneira na Paraíba. 

Além da contribuição significativa para a instalação do sistema do Instituto Voz Popular, o projeto ‘Sou Sustentável’ promoveu também ações de conscientização sobre a importância da energia solar, bem como capacitações técnicas para que os próprios moradores realizem a manutenção dos sistemas fotovoltaicos. 

"Queremos que a população local se aproprie do conhecimento e participe ativamente desse processo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região", enfatizou o professor Félix Neto.

Outro passo, inspirado no sucesso da miniusina da São Rafael, é replicar o modelo em outros locais. Um exemplo é em Muçumagro, bairro no extremo sul de João Pessoa, já próximo ao limite com o município do Conde. Na localidade, a Associação Comunitária Agrícola de Muçumagro (ACAM) pode ser a segunda beneficiada com uma miniusina. Ainda não há, contudo, previsão para instalação do sistema por lá. 

Conheça os integrantes do projeto Sou Sustentável

Docentes

Departamento de Engenharia de Energias Renováveis

José Felix da Silva Neto 

João Marcelo Ferreira 

Kleber Carneiro 

Departamento de Engenharia Elétrica

Thamyres Tâmulla

Discentes

Engenharia de Energias Renováveis

Dara Eliziário

Beatriz Izidoro

Mariana Marques

João Vitor Ferreira

Sarah Albuquerque

João Gabriel Azuaga

Kalebe Andrey

Ana Carolina Andrade

Paulo Roberto Braga

Engenharia Elétrica

Flávia Silmara

Engenharia Ambiental

Vitória Aguiar

Joyce Nunes

Arquitetura

João Gabriel Tavares

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Fotos: Divulgação
Ascom/UFPB