Notícias
Fapesq-PB inscreve para dois editais de financiamento a pesquisadores
A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB) está com inscrições abertas em dois editais de apoio à execução de 30 projetos de pesquisa. As chamadas estão abertas a pesquisadores (com título de doutorado) vinculados à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a outras Instituições de Ensino Superior (IES) ou Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI) com sede na Paraíba.
Com foco na melhoria da qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS), o Edital nº 02/2025 – Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde – é uma parceria da Fapesq com a Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba (SES/PB), o Ministério da Saúde (MS) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Por meio do referido edital podem ser submetidas propostas de pesquisa inseridas em cinco eixos temáticos – Atenção Primária e Especializada; Regionalização e Regulação em Saúde; Vigilância em Saúde; Saúde Digital; e Atenção Farmacêutica.
Cada projeto pode ser contemplado com recursos no valor de até R$150 mil, destinados à aquisição de bens de capital e a custeio. As propostas deverão ser submetidas até o dia 10 de abril, de forma eletrônica, por meio dos sistemas SISC&T e SIGFAPESQ. Serão selecionadas 20 propostas por meio desta chamada da Fapesq.
Já o Edital nº 05/2025 – Apoio ao Protagonismo Científico de Mulheres e Meninas na Ciência –, lançado em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), é destinado a projetos liderados por mulheres nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes.
As propostas devem ser submetidas exclusivamente por meio do sistema SIGFAPESQ, até o dia 7 de abril. Ao todo, dez iniciativas serão selecionadas pela Fapesq, com recursos no valor de até R$50 mil para cada proposta aprovada.
Para o Pró-Reitor de Pesquisa (Propesq) da UFPB, professor José Roberto Soares, as duas chamadas da Fundação representam oportunidades para estimular a produção científica na universidade. “Além do apoio financeiro, a colaboração com a Fapesq pode facilitar o acesso a redes de pesquisa, promover a troca de conhecimento e aumentar a visibilidade dos trabalhos realizados, impulsionando a carreira acadêmica e o impacto social das pesquisas”, destacou José Roberto.
Ainda segundo o Pró-Reitor, o edital destinado especificamente a pesquisas lideradas por mulheres é uma oportunidade para as pesquisadoras da UFPB desenvolverem projetos inovadores que contribuam para o fortalecimento do protagonismo feminino na ciência e para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado.
Mais informações sobre a submissão e o julgamento das propostas relativas às duas chamadas públicas estão disponíveis nos editais publicados no site da Fapesq.