Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Festival Fest Aruanda vai trazer filmes dos Estados Unidos para a edição 2024

Festival Fest Aruanda vai trazer filmes dos Estados Unidos para a edição 2024

publicado: 02/09/2024 17h56, última modificação: 02/09/2024 17h57
Mostra Aruanda Los Angeles/San Diego consolidou intercâmbio internacional

Foto: Divulgação

A Mostra Aruanda Los Angeles/San Diego, realizada neste mês de agosto nas duas cidades californianas, consolidou o intercâmbio internacional firmado em 2022 com a San Diego State University (SDSU) e o Fest Aruanda, via Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Com isso, curtas-metragens dos Estados Unidos serão exibidos na programação do 19º Fest Aruanda, agendado para o período de 5 a 11 de dezembro deste ano, na rede Cinépolis (Manaíra Shopping).

A informação é do fundador e produtor executivo do festival, professor Lúcio Vilar, que participou do evento na Califórnia.

“Ao mesmo tempo que levamos o ‘novo cinema’ paraibano aos EUA, cumprimos agenda de conversações paralelas para alinhar a vinda de filmes para diversificar e internacionalizar a pauta do Fest Aruanda que já tem presença de produções audiovisuais de alunos da União Europeia, via parceria com a Universidade Lusófona”, destacou o professor Lúcio Vilar.

O Reitor da UFPB, professor, Valdiney Gouveia, salientou que o festival de cinema Fest Aruanda é uma referência no país e um símbolo da UFPB. “É um evento importante que hoje se insere, não só no cenário local e nacional, mas também internacional. Isso orgulha a toda a comunidade da UFPB. Parabenizamos, portanto, ao professor Lúcio, que tem estado à frente do Fest Aruanda, que tem dado todo o seu empenho para que, a cada dia mais, alcance outros patamares e outros horizontes”, disse o Reitor Valdiney Gouveia.

Para a professora Kristal Bivona, assistente de Humanidades e Vice-diretora do Centro de Estudos Brasileiros Behner Steifel da SDSU, foi um enorme prazer receber o professor Lúcio Vilar na Califórnia e colaborar com a American Cinemateque e o Consulado Geral do Brasil em Los Angeles, para apresentar a Mostra Aruanda. Segundo ela, os filmes mostraram a alta qualidade e diversidade da produção audiovisual da Paraíba e o público adorou os filmes e o debate moderado pela cineasta Chica Barbosa, traduzido por Nanda Costa.

Cinema ‘silencioso’ de Walfredo Rodriguez

Na San Diego State University, o professor Lúcio Vilar apresentou sua pesquisa de doutorado e os alunos demonstraram bastante interesse na fala e no cinema mudo da Paraíba dos anos 1920 que foi exibido. O evento foi moderado pela professora Viviane Kraieski e traduzido pelo doutorando Abner Sótenos. “Estamos muito felizes em poder aprofundar a nossa parceria de intercâmbio com a UFPB e Fest Aruanda”, disse Kristal Bivona. O Fest Aruanda recebeu o apoio do Governo do Estado da Paraíba por meio da Secretaria de Cultura (Secult).

Embaixadora prestigiou evento

A Mostra Aruanda exibida em Los Angeles e San Diego apresentou o melhor do cinema regional brasileiro, destacando as narrativas únicas e a criatividade que emergem do Nordeste. De acordo com a embaixadora Fatima Ishitani (Consul General of Brazil in Los Angeles), “iniciativas desse porte permitem ao público norte-americano descobrir e apreciar a diversidade cultural do Brasil”.

Com informações do Fest Aruanda
Edição: Aline Lins