Notícias
Hospital Universitário da UFPB apresenta novo superintendente
Foi realizada, na tarde desta terça-feira (14), a apresentação do novo Superintendente do Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba (HULW/UFPB), Alexandre Medeiros. A cerimônia, que ocorreu no auditório do HULW, no campus de João Pessoa, foi presidida pela Reitora da UFPB Terezinha Domiciano. Médico e professor do Centro de Ciências Médicas (CCM) da universidade, Alexandre já ocupava a função de Gerente de Ensino e Pesquisa do hospital e foi nomeado como Superintendente no último mês de dezembro, após indicação da Reitora.
A solenidade, realizada no auditório do hospital, contou com a presença do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) Arthur Chioro, do presidente em exercício do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo, dos deputados federais Luiz Couto e Ruy Carneiro, do secretário municipal de Saúde de João Pessoa, Luís Ferreira Filho – representando o prefeito Cícero Lucena –, e do secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço. Também participaram da cerimônia a Vice-Reitora Mônica Nóbrega, além de professores, estudantes e trabalhadores do hospital-escola, que completa 45 anos em 2025.
Durante o evento, o secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde Felipe Proenço destacou as possibilidades de parceria do Ministério da Saúde com o HU para beneficiar a cidade de João Pessoa e o estado da Paraíba, especialmente em dois programas implementados pelo governo federal no Sistema Único de Saúde (SUS) – o Programa Mais Acesso a Especialistas, para ampliação do acesso a esses profissionais, e o Programa Nacional de Redução das Filas, possibilitando o aumento do número de cirurgias realizadas pelo hospital.
A atuação da bancada da Paraíba no Congresso em favor do hospital, por meio do senador e dos deputados presentes na solenidade, foi enfatizada pelo novo Superintendente, que se referiu aos parlamentares como “protagonistas importantes na história do hospital”. Alexandre agradeceu ainda à Reitora Terezinha Domiciano, pela indicação para conduzir o HU – a indicação dos superintendentes dos hospitais universitários na Ebserh é feita pelos respectivos reitores.
Sobre a gestão que se inicia, o Superintendente destacou que o maior desafio do hospital universitário – e de qualquer hospital – é a oferta de cuidados para a população usuária do serviço público de saúde. “Além disso, nós temos ainda uma missão adicional, que é garantir o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação, todas essas ações com qualidade”, acrescentou o Superintendente, que prometeu uma gestão integrada com a UFPB, nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão. A instituição recebe, a cada semestre, aproximadamente 1,6 mil alunos de graduação, pós-graduação e ensino técnico.
O presidente da Ebserh destacou a capacidade técnica e a integridade do novo gestor do HU e de sua equipe para iniciar um novo período na história do hospital-escola da UFPB, que “pode impactar mais a vida das pessoas, que pode formar melhor, que pode servir melhor à universidade, ao Sistema Único de Saúde e à sociedade paraibana como um todo”.