Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > II Jornada Latino-Americana de Arquitetura e Urbanismo acontecerá na UFPB, de 2 a 9 de setembro

publicado: 22/08/2024 17h25, última modificação: 22/08/2024 17h25
Inscrições gratuitas disponíveis no SIGEventos

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizará, entre os dias 2 e 9 de setembro, a II Jornada Latino-Americana em Ensino e Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo (JoLA), organizada pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU). O encontro acontecerá no Campus I, em João Pessoa, com abertura de aula magna ministrada pela professora arquiteta Margarita Greene.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos), sendo necessária atenção aos prazos, que variam de 26 de agosto a 1º de setembro, para cada atividade, que pode ser escolhida individualmente.

Segundo uma das coordenadoras do evento, professora Wylnna Vidal, a jornada tem o objetivo de promover a aproximação de professores, pesquisadores e estudantes de instituições de ensino e pesquisa da região, no intuito de fomentar a reflexão sobre questões que afetam os países latino-americanos.

O evento, cujo tema é voltado para o desenvolvimento urbano sustentável e os rumos da arquitetura e do urbanismo na América-Latina, terão entre suas atividades a realização de palestras públicas, disciplina temática sobre sustentabilidade urbana, estudos de campo e atividades integradas entre os pesquisadores convidados e os membros de pesquisa que atuam no programa de pós-graduação. As palestras da jornada terão formato híbrido.

O evento terá a presença da professora Margarita Greene e do professor Juan Ortúzar, da Universidad Católica de Chile, do professor Marcio Cotrim, da Universidade Federal da Bahia, e da professora Maria Leonor Maia, da Universidade Federal de Pernambuco.

Por videoconferência, a participação será da professora Ingrid Quintana-Guerrero, da Universidad de los Andes, do professor Fernando Lara, da University of Pennsylvania, e do professor José Carlos Huapaya Espinoza, da Universidade Federal da Bahia.

As atividades acontecerão no Auditório 221 do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), na sala Nelci Tinem, do Centro de Tecnologia (CT), e o local de concentração para saída para estudos de campo será na praça do CT. Os participantes visitarão o Centro Histórico de João Pessoa, o Litoral Norte da região Metropolitana e a Comunidade do Aratu.

Confira a programação completa no link de inscrição ou no perfil no instagram: @ppgau.ufpb

Os interessados em mais informações sobre o evento, podem solicitar pelo e-mail jola.ppgau@gmail.com.

Texto: David Kevin
Edição: Aline Lins