Notícias
Mais de 350 jovens pesquisadores da área de matemática e estatísticas participam de congresso na UFPB
Nesta quarta-feira (05) teve início, no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o IV Congresso Brasileiro de Jovens Pesquisadores em Matemática Pura, Aplicada e Estatística, com o objetivo de promover intercâmbio científico entre pesquisadores e proporcionar a discussão sobre os problemas encontrados pelos recém-doutores no início da vida acadêmica.
Compuseram a mesa de abertura do evento o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, o Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Valdir Braga, o Diretor do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), Prof. José Roberto Nascimento, o Prof. Daniel Marinho Pellegrino membro do comitê científico do evento, e o Prof. Damião Júnior Araújo, membro do comitê organizador do evento.
Durante a cerimônia de abertura do evento, o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, saudou o público formado majoritariamente por jovens doutores e doutorandos das áreas da matemática e estatística. Ele ressaltou sua satisfação em receber os pesquisadores de uma das áreas que mais cresce e que é destaque da UFPB.
“Nosso Departamento de Matemática e os programas de mestrado e de doutorado a ele filiados têm um propósito, e a gente vê dia a dia crescer a matemática na Paraíba, é uma referência nacional e internacional. A matemática é fundamental em todas as áreas, para fazer ciência você precisa comunicar com objetividade, e nada melhor do que empregar números para que a comunicação não seja confundida ou distorcida. Parabenizo cada um de vocês, desejo um evento grandioso”, disse o reitor.
Para o professor Daniel Pellegrino, do Departamento de Matemática da UFPB, o evento já pode ser considerado um sucesso por reunir muitas áreas da matemática em um mesmo lugar, sendo 21 áreas diferentes com sessões temáticas, e mais de 350 pessoas participando.
“Esse é um congresso democrático, que foi aberto para sessões temáticas diversas, então permitiu que pessoas, mesmo de áreas que não são muito representativas, tivessem espaço e organizassem suas sessões. Então isso é muito bom, porque a matemática é um mundo. Fico feliz de ver tantos jovens que vão ser os representantes da matemática daqui a algum tempo tendo um espaço para discutir, para conversar em uma cidade tão boa quanto João Pessoa”.
Após a solenidade de abertura, ocorreu uma palestra ministrada pelo Prof. Tertuliano Franco, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), seguida de apresentação de pesquisas na forma de pôsteres, no hall da Reitoria da UFPB.
O evento segue até o dia 7 com a realização de plenárias, sessões temáticas e apresentações em pôsteres. Além da Reitoria da UFPB, o congresso ocorre ainda nas salas e auditórios do Departamento de Matemática e de Estatística do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN).
A estudante Estela Garcia, de São Carlos-SP, está pela primeira vez em João Pessoa. Ela que é aluna de doutorado do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, que faz parte da Universidade de São Paulo (USP), disse estar ansiosa para conhecer outros pesquisadores da mesma área de pesquisa, conhecer os trabalhos, e vislumbra a possibilidade de parcerias com outros pesquisadores a partir do encontro durante o congresso.
“Esse é um evento que é uma grande oportunidade para nós que estamos iniciando na pesquisa, no meu caso estou terminando o doutorado, e em eventos muito grandes às vezes a gente não tem a oportunidade de apresentar, então como este é um evento específico para jovens, a gente é mais convidado a participar e apresentar palestras. Eu mesma vou apresentar uma palestra sobre minha pesquisa de doutorado”, disse.
Sobre o Departamento de matemática
Segundo o professor Daniel Pellegrino, o Departamento de Matemática da UFPB é um dos destaques nacional e internacional da Universidade, abrigando pesquisas principalmente nas áreas de matemática pura, equações diferenciais parciais, álgebra e geometria, com destaque para as equações diferenciais, área que tem um viés de aplicação em problemas nas áreas de petróleo, otimização de trânsito, ondas, fluxo de fluidos, e até mesmo em ciências sociais.
“Nosso departamento é um dos mais produtivos do país, tanto em quantidade como em qualidade de artigos bem avaliados em diversos índices. Temos um número de pesquisadores CNPq proporcionalmente muito grande e docentes muito qualificados, pois somos muito criteriosos em nossas contratações. Além disso, dois professores do nosso departamento são membros da Academia Brasileira de Ciências, o que é muito raro e nossa Pós-graduação em Matemática (PPGMAT) segue avançando e acaba de subir para conceito 5”, afirmou o docente.
Para ele a realização de um congresso que reúne tantos jovens pesquisadores na UFPB, além de ser uma oportunidade para que exponham seus trabalhos e evoluam, é ainda uma oportunidade para que conheçam o Departamento de Matemática e possa levar para todo o país a qualidade dos cursos e pesquisas da UFPB na área da Matemática.