Notícias
Mês da Consciência Negra: UFPB promove atividades e cursos com foco na educação antirracista
Em novembro, mês da Consciência Negra, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ciente de seu importante papel na promoção da diversidade e de uma educação antirracista, promove, no Campus I (João Pessoa), três ações voltadas ao tema da igualdade racial e do enfrentamento do racismo.
São atividades que proporcionam não apenas celebrar as conquistas, permeadas por lutas e resistências, da população negra, mas também lembrar e debater os desafios que ainda se impõem, bem como as estratégias para superá-los.
Exposição fotográfica ‘Trilhas da Consciência Negra’
Nesta sexta-feira (22), terá início, no hall da Biblioteca Central do Campus, a exposição fotográfica ‘Trilhas da Consciência Negra’, que seguirá aberta à visitação até o dia 18 de dezembro. A exposição busca revelar um percurso delineado por dois caminhos que se entrelaçam porque pertencem a uma mesma rota de lutas do povo preto no Brasil: os Quilombos e os Movimentos Sociais da negritude.
A mostra reúne 40 registros fotográficos, agrupados em três conjuntos de fotos que dialogam a partir de seus lugares de luta: são os olhares dos quilombolas, dos militantes dos movimentos sociais e de fotógrafos(as) independentes pertencentes ao grupo FotoDepoimento.
A proposta é, através de imagens, provocar a consciência, valorizar os embates, lutas e espaços e, ao mesmo tempo, celebrar com alegria as vitórias, as conquistas de um povo forte, destemido e intenso.
A exposição fotográfica é uma atividade do projeto ‘Extensão universitária e educação antirracista: relações étnico-raciais e africanidades’, e é desenvolvida com o apoio da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFPB, da Biblioteca Central, do Movimento de Mulheres Negras na Paraíba e da Comunidade Colaborativa de Mulheres Afro-brasileiras e Ameríndias (COCAM).
Curso Roda de Pretas I: teorias e experiências políticas e culturais de mulheres negras
Ainda no Campus I, estão abertas, até a próxima segunda (25), pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos), as inscrições para o curso ‘Rodas de Pretas I: teorias e experiências políticas e culturais de mulheres negras’. Há 84 vagas disponíveis.
Trata-se de um curso presencial, com duração aproximada de 5 meses (de 26/11 a 29/04), voltado para estudantes da graduação e pós-graduação da UFPB e professores da educação básica, com o objetivo de apresentar a biografia intelectual e produção científica e artística de mulheres negras que desenvolvem ações educativas e culturais.
O projeto pretende colaborar com o fortalecimento da identidade negra entre as mulheres e promover um espaço de partilha, acolhimento e discussão sobre o lugar da mulher negra na sociedade brasileira e paraibana. No curso, o racismo estrutural no Brasil e os movimentos de resistência científica, política e social desenvolvidos nos âmbitos nacional e local serão debatidos sob a perspectiva do protagonismo e da resistência da mulher negra.
Os encontros de formação teórica, restritos ao público-alvo da atividade, acontecerão na sala do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiras e Indígenas (NEABI). Esses encontros ocorrerão quinzenalmente, às terças-feiras, das 14h às 17h. E na Praça Marielle Franco, no Centro de Educação (CE), serão vivenciadas as Rodas de Conversas, com artistas e intelectuais negras da Paraíba, que estarão abertas à participação do público em geral.
A atividade de extensão tem o apoio da Proex, do CE, por meio do Departamento de Fundamentação da Educação (DFE), e também do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), por meio do Departamento de Ciências Sociais (DCS).
Curso de Extensão ‘Formação para Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola’
Com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a UFPB, por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferece 7.500 vagas no curso gratuito de extensão ‘Formação para Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola’. O total de vagas será dividido entre a UFPB e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), também parceira na iniciativa, que é voltada exclusivamente a professores ou gestores da educação básica na Paraíba.
As inscrições devem ser realizadas até o dia 13 de dezembro pelo endereço eletrônico https://suap.uepb.edu.br/eventos/inscricao/115/. O procedimento de inscrição compreende, além do preenchimento de ficha online pelo endereço eletrônico, o envio, para o e-mail etnicoracial@evento.uepb.edu.br, da documentação solicitada no edital. O candidato deverá preencher o campo ‘Assunto’ com seu nome completo, acompanhado do número do CPF, para facilitar a identificação dos documentos enviados.
A seleção dos candidatos às vagas ocorrerá de 27 de janeiro a 10 de fevereiro de 2025. No período, serão levados em consideração, como critérios de seleção, a conferência dos documentos obrigatórios, com caráter eliminatório, e a ordem de inscrição. O estudante que for aprovado dentro do número de vagas do curso será automaticamente matriculado e inserido no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
O curso é EaD e deverá ser realizado na Plataforma Moodle. Terá, ao todo, carga horária de 120 horas, com componentes curriculares que contemplam temas como educação antirracista, gestão democrática para a diversidade, entre outros assuntos.
Mais informações sobre a qualificação estão disponíveis no edital e no site da Superintendência de Educação a Distância (Sead) da UFPB.