Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Ministério da Fazenda premia Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional da UFPB
conteúdo

Notícias

Ministério da Fazenda premia Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional da UFPB

publicado: 29/04/2024 12h34, última modificação: 29/04/2024 12h34
UFPB foi a única instituição de ensino a figurar entre os premiados

Foto: Divulgação

O Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi premiado, pelo Sistema Prisma Fiscal, do Ministério da Fazenda, por ter realizado a melhor projeção da despesa total do Governo Federal. A UFPB foi a única instituição de ensino a figurar entre os premiados. 

A reunião em que foram entregues as premiações ocorreu na última sexta-feira (26), em São Paulo. Na ocasião, o coordenador do Labimec, Professor Cássio Besarria, docente do Departamento de Economia (DECON) da UFPB e atual Pró-reitor de Administração da Instituição, e a estudante de pós-graduação Hyolitta Araújo, discente do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da UFPB, receberam o troféu. 

O Prisma Fiscal é uma iniciativa da Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda em que são coletadas as expectativas de mercado para as principais variáveis fiscais brasileiras, como arrecadação, receita líquida, resultado primário, dentre outras. Em reconhecimento às contribuições de instituições e pesquisadores da área, é realizada a premiação em que a UFPB foi condecorada. 

Para o professor Cássio Besarria, o reconhecimento no Prisma Fiscal é mais do que uma conquista pessoal ou institucional – é uma oportunidade de projeção para os alunos e ex-alunos do Labimec. Ele destaca que a visibilidade proporcionada por esse prêmio é uma vitrine para os talentos formados na UFPB, abrindo portas para novas oportunidades e colaborações no campo da inteligência artificial e macroeconomia computacional.

Sobre o Labimec

Desde sua fundação, em 2018, o Labimec, vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), realiza pesquisas voltadas para a análise de políticas macroeconômicas. 

Atualmente, além do professor Cássio Besarria e da doutoranda Hyolitta Araújo, a equipe do laboratório que atua no Prisma Fiscal é formada pelos alunos egressos Breno Silva, Diego Pitta, Rennan Medeiros e também por Cássio dos Anjos, discente do PPGE.  

Para saber mais sobre o projeto, acesse a página https://www.ufpb.br/labimec

* * *
Texto: Vinícius Vieira com informações do CORECON
Edição: Aline Lins
Fotos: Divulgação
Ascom/UFPB