Notícias
Museu do Brinquedo na UFPB reúne mais de 300 itens artesanais
O Museu do Brinquedo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) reúne 356 itens artesanais. Durante esta pandemia do novo coronavírus, o acervo do equipamento cultural pode ser conferido por meio do site e perfil no Instagram.
Fundado fisicamente no ano passado, o museu tem um acervo composto por brinquedos tradicionais e artesanais, normalmente com origem imprecisa e que, por sua importância social, são reproduzidos e repassados de geração em geração.
O acervo deriva de diferentes etnias e regiões do Brasil; de países do continente americano, como Argentina, Chile, Colômbia, Guadalupe, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Uruguai, Venezuela; da Europa, com procedência na Alemanha, Itália, Bélgica; e da Ásia, com origem no Irã.
Recebem destaque os brinquedos construídos por artesãos brasileiros, alguns com reconhecimento nacional, tais como Lindalva Neri (João Pessoa/Paraíba), Joeldes Carneiro (Itabaiana/Paraíba), José Camata (Vila Nova/Espirito Santo), Getúlio Damado (Rio de Janeiro/RJ), Efigênia Rolim (Curitiba/Paraná) e Carlos Sebastiani (São Leopoldo/Rio Grande do Sul).
O museu tem a concepção de que o brinquedo tradicional é um patrimônio a ser vivido, cultivado e difundido pela atual geração. Ele está instalado na sala 19 do prédio que abriga os Programas de Pós-graduação em Educação Física e Fisioterapia, no campus I, em João Pessoa. A visitação ao museu é aberta para grupos, com prévio agendamento. Mas está suspensa durante a pandemia do novo coronavírus.
À comunidade universitária, é oferecida formação de brinquedistas, com prioridade aos alunos da graduação e da pós-graduação de Educação Física da UFPB e de áreas afins. Para o público externo, é ofertada formação para professores e estudantes da Educação Básica das escolas públicas da Região Metropolitana de João Pessoa.
“O museu foi criado pela importância cultural e educativa do brinquedo. Por sua universalidade. O museu é uma declaração pública da importância do brinquedo na vida, como via para considerá-los como patrimônio material e imaterial, como ampliação da formação em Educação Física e como espaço para brincar, educar e amar”, afirma Elizara Carolina Marin, professora da UFPB e uma das idealizadoras do Museu do Brinquedo da UFPB.
De acordo com a docente, o museu está articulado a um movimento mundial para reconhecer a importância dos jogos tradicionais, a exemplo da Associação Pan-americana de Jogos e Esportes Autóctones e Tradicionais.
“A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), a partir de 1978, começou a reconhecer os jogos tradicionais de diferentes países do mundo como patrimônio histórico da humanidade”, conta a pesquisadora.
Inédito na Paraíba
Nas pesquisas realizadas pelo grupo que administra o museu, no âmbito nacional, foram identificados dez museus específicos de brinquedos no Brasil. Há museus que possuem sessões de brinquedos, tal como o Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro. Outros dispõem de alguns brinquedos no acervo, a exemplo do Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular (Nuppo), na UFPB.
Na Paraíba, não foi identificado nenhum museu específico de brinquedos. “No entanto, como o Brasil tem proporções continentais e a constituição de museus de brinquedos são recentes – os registros indicam ser nos anos 1990 –, é possível que existam outros. E seria uma alegria saber da existência de outros”.
Aprovada pelo Programa UFPB no Seu Município 2020, oficina de brinquedos e brincadeiras será o próximo projeto do Museu de Brinquedos da UFPB. A ação tem a proposta de oferecer um espaço e uma metodologia de ensino para construção, experimentação e teorização de brinquedos da cultura popular, cujos protótipos estão disponíveis no Museu do Brinquedo.
Museu do Brinquedo da UFPB é uma ação extensionista da Escola Brincante, laboratório de ensino-aprendizagem-treinamento fundamenta na Pedagogia da Corporeidade e que atribui valor ontológico ao brincar.
O Museu do Brinquedo nasceu do projeto acadêmico e social dos professores do Departamento de Educação Física da UFPB, Elizara Carolina Marin e Pierre Gomes da Silva.
O equipamento cultural está relacionado ao trabalho desenvolvido nos grupos de pesquisa dos docentes, respectivamente, Grupo de Pesquisa em Lazer e Formação de Professores e Grupo de Pesquisas em Pedagogia da Corporeidade, este vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física (UPE/UFPB).
Compõe a equipe do museu os discentes da Licenciatura em Educação Física da UFPB, Priscilla Damasceno (bolsista); Lucas Guimarães; Marcos Viana Júnior; Patrick Macedo e Emmanuelly Morais.
São fundadores do Museu do Brinquedo da UFPB os professores da federal paraibana, Pierre Gomes da Silva e Elizara Carolina Marin; os doutorandos Danielle Gonçalves, Leys Soares, Rodrigo Cruz, Samara Florêncio; o professor da rede pública de ensino, José Everaldo dos Santos; e o professor de Educação Física Personal, Isnaldo Araújo Júnior. Outros detalhes sobre o museu devem ser consultados pelo e-mail museudobrinquedo.ufpb@gmail.com.
* * *
Reportagem e Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB