Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisadora da UFPB lança, nesta quarta-feira (23), livro sobre fontes ativas da notícia

publicado: 22/03/2022 19h32, última modificação: 22/03/2022 19h32
Obra que será lançada no Canal Mentes Abertas no YouTube mostra como as audiências colaboram no processo de decisão de telejornais no Brasil e Espanha

Foto: Angélica Gouveia

O livro “Fontes Ativas da Notícia: Colaboração das audiências ativas nos telejornais do Brasil e Espanha”, de autoria de Kellyanne Alves, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão - Lavid do Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), será lançado nesta quarta-feira (23), às 15h, no Canal Mentes Abertas no YouTube.

O trabalho é resultado da pesquisa de doutorado da autora, defendida em 2019 no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFPE, sob orientação do professor Alfredo Vizeu e coorientação do professor Javier Díaz Noci. O livro traz as percepções dos jornalistas sobre o que é notícia e como o telejornal aproveita a colaboração das audiências que intervêm no processo de decisão e na produção noticiosa, sendo suas fontes ativas da notícia. O prefácio é assinado pelo professor Javier Díaz Noci, da Universitat Pompeu Fabra, em Barcelona.

A obra já pode ser adquirida em sua versão impressa no site da Editora Mentes Abertas, por R$ 49,90. A Editora Mentes Abertas promove a live de lançamento nesta quarta-feira (23), com a participação da autora, Kellyanne Alves, e dos convidados Javier Díaz Noci, professor titular da Universitat Pompeu Fabra (UPF); Alfredo Vizeu, professor titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e Paulo Cajazeira, professor doutor da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). A mediação da live fica por conta do membro do conselho editorial (Mentes Abertas), Everton William. Quem participar do evento receberá certificado de participação.

Durante a pesquisa, Kellyanne Alves visitou as redações entrevistando os jornalistas que atuam em diversas funções nos dois principais telejornais das emissoras privadas abertas do Brasil, “Jornal Nacional”, da Rede Globo, e “Jornal da Record”, da Rede Record; e da Espanha, “Informativo 21h”, da Telecinco, e “Notícias 2”, da Antena 3. A pesquisa foi apoiada pela Globo Universidade e Rede Record, no Brasil, e Grupo Mediaset Espanha (Telecinco) e Grupo Atresmedia Televisión (Antena 3), na Espanha.

O livro traz, ainda, uma revisão dos conceitos de televisão e audiências ativas por meio de entrevistas exclusivas com oito professores pesquisadores da área das universidades de Portugal, Espanha e México. Em Portugal, a autora conversou com os pesquisadores Jorge Abreu, da Universidade de Aveiro, em Aveiro; João Canavilhas, da Universidade a Beira Interior, em Covilhã; Jacinto Godinho, da Universidade Nova Lisboa, em Lisboa; e Felisbela Lopes, da Universidade do Minho, em Braga.

Nas universidades em Barcelona, na Espanha, Kellyanne Alves entrevistou os professores Emili Prado, da Universitat Autònoma de Barcelona; Miguel Rodrigo-Alsina, da Universitat Pompeu Fabra; e Rosa Franquet, da Universitat Autònoma de Barcelona. A autora também entrevistou o professor Guillermo Orozco Gómez, da Universidad de Guadalajara.

Partilhando seus pensamentos sobre o tema de pesquisa, esses pesquisadores colaboraram ricamente para a construção de conhecimentos e novas reflexões.

A autora do livro e da tese, Kellyanne Alves, é doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com estágio doutoral na Universitat Pompeu Fabra (UPF), em Barcelona, Espanha. Mestra em Televisão Digital: Informação e Conhecimento pela Pós-Graduação em TV Digital da Universidade Estadual Paulista (2010), estudando na linha de Gestão da Informação e Comunicação para TV Digital. Bacharela em Comunicação Social com habilitação em Radialismo (2007) e habilitação em Jornalismo (2009) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente, é pesquisadora credenciada do Núcleo de Pesquisa Laboratório de Aplicações Digitais (Lavid) do Centro de Informática da UFPB; do Grupo Jornalismo e Contemporaneidade/PPGCOM/UPFE; e do Grupo Comunidade de Aprendizagem da UFCG/CAU/UFCG. É professora da Pós-Graduação Lato Sensu EAD em Jornalismo Digital e da Pós-Graduação Lato Sensu EAD Jornalismo Investigativo da Faculdade Unyleya, em Brasília-DF.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail da autora: kellyanne@lavid.ufpb.br

* * *
Reportagem: Ascom/UFPB com Assessoria de Comunicação do Centro de Informática da UFPB
Edição: Aline Lins