Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PRA da UFPB publica manual com orientações sobre emissão e pagamento de GRU via Portal PagTesouro

publicado: 30/07/2024 17h19, última modificação: 30/07/2024 17h19
O Portal PagTesouro permite que pagamentos sejam feitos utilizando Pix, cartão de crédito e boleto bancário, simplificando o recolhimento de receitas

Foto: Angélica Gouveia

A Pró-Reitoria de Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou, neste mês de julho, o Manual de procedimentos para emissão e pagamento de Guia de Recolhimento da União (GRU) por meio do Portal PagTesouro. O manual disponibiliza instruções para orientar servidores, estudantes e usuários externos sobre os procedimentos necessários.

A GRU é o meio pelo qual os órgãos públicos do Governo Federal realizam o recolhimento de receitas referentes a taxa de inscrição, taxa administrativa, locação de espaço e de devoluções de despesas referentes a devoluções de diárias, devoluções de auxílios, entre outras. O Portal PagTesouro permite que pagamentos sejam feitos utilizando Pix, cartão de crédito e boleto bancário (GRU Simples).

O Portal PagTesouro foi disponibilizado às unidades gestoras (UG) dos diversos órgãos e entidades integrantes dos orçamentos fiscal e da seguridade social sem custos de adesão e sem necessidade de assinatura de convênio junto ao Tesouro Nacional. Para utilizar o Portal PagTesouro-GRU, basta que a UG cadastre no Sistema de Gestão de Recolhimento da União (SIS GRU) os serviços ofertados e oriente o contribuinte sobre o preenchimento dos campos para pagamento. Dessa maneira, o serviço cadastrado simplificará o recolhimento de receitas ao dispensar o preenchimento de informações técnicas do boleto de GRU Simples (como Gestão e Código de Recolhimento).

De acordo com a PRA da UFPB, com a adoção do Portal PagTesouro-GRU, haverá a ampliação da rede arrecadadora e a disponibilização das formas de pagamento Pix e cartão de crédito. Além disso, com o pagamento online, a confirmação da transação será instantânea, sem a necessidade de compensação pela rede bancária.

Segundo a PRA, a efetividade do manual dependerá da colaboração de todos os servidores. Portanto, em caso de dúvidas, sugestões ou ocorrências ainda não previstas no manual, os servidores podem entrar em contato com a Divisão de Contabilidade (CCF-PRA), pelo e-mail (divisaocontabilidade@pra.ufpb.br).

O manual está disponível no site da PRA.

Texto: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia