Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pró-Reitoria de Extensão da UFPB lança edição especial da Revista Sanhauá

Pró-Reitoria de Extensão da UFPB lança edição especial da Revista Sanhauá

publicado: 04/06/2024 12h09, última modificação: 04/06/2024 12h11
Publicação reúne uma coleção de trabalhos relacionados às atividades de extensão

Foto: Divulgação

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançou, na última quarta-feira (29), a Revista Sanhauá, intitulada “Edição Especial: caminhos percorridos”. Essa publicação inaugural compila trabalhos anteriormente publicados em outras revistas de extensão da UFPB, destacando as práticas extensionistas realizadas ao longo dos anos. A iniciativa visa relembrar e valorizar a trajetória histórica das extensões universitárias, estabelecendo uma base sólida para as próximas edições.

O periódico, que é inteiramente digital e pode ser acessado gratuitamente, tem como intuito divulgar as produções referentes às atividades de Extensão Universitária, possibilitando um espaço acadêmico de fluxo contínuo que recebe trabalhos oriundos de atividades extensionista em formato de artigo, entrevistas e relatos de experiência. Os trabalhos abordam temas estabelecidos pela política nacional de extensão universitária, que são: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia; e Produção e Trabalho.

De acordo com a Proex, no site em que a revista está disponibilizada, o nome da revista faz referência ao Rio Sanhauá, cujas margens são o local de surgimento de João Pessoa. O nome também sugere um simbolismo sobre as produções e ações de Extensão Universitária que, assim como a marés, essas iniciativas transbordam e superam suas margens, subvertendo fronteiras. Essa metáfora reflete o fluxo abundante do aprendizado, destacando a Extensão Universitária como um pilar fundamental para as universidades públicas brasileiras e sua relação com a sociedade.

Os trabalhos que integram a publicação foram selecionados por uma equipe editorial formada especificamente para este fim. Os títulos dos artigos escolhidos são: "Caminhos Norteadores de uma Prática de Extensão", "Condições de Uso de Recursos Naturais dos Pequenos Produtores do Município de Areia - Paraíba", "Diagnóstico da Qualidade de Vida da Média Gerência da Companhia Energética da Borborema – CELB", "Diálogos e Articulações em Prol de uma Justiça Juvenil", "Oficina de Arte da Casa Pequeno Davi", "Programa Interdisciplinar de Ação Comunitária" e "Uso de Energia Solar na Produção de Eletricidade para Irrigação de Áreas de Agricultura".

A professora Berla Moraes, Pró-reitora de extensão da UFPB, destaca a relevância das ações de extensão no contexto acadêmico e comunitário.

“A extensão universitária deve estar em interface com a pesquisa e com o ensino. Dessa forma, a Proex, reconhecendo a relevância das ações de extensão no contexto acadêmico e comunitário, propõe um canal de divulgação e difusão de conhecimento, em uma perspectiva mais científica, qualificando ainda mais o papel transformador da extensão”, afirmou a docente.

E o editor-chefe da revista, Theóffillo da Silva, pedagogo da Proex, destaca o fortalecimento da divulgação e a produção de conhecimento por meio da revista, e comenta sobre a possibilidade de participação de outras instituições de ensino superior além da UFPB nos próximos números da Sanhauá.

"A revista Sanhauá espera alcançar as comunidades acadêmicas de outras instituições de ensino superior, promovendo e fortalecendo a divulgação e a produção de conhecimento, especialmente os resultados obtidos a partir da Extensão Universitária nessas instituições. Além da edição especial, temos um número a ser lançado ainda este ano, entre os meses de novembro e dezembro, e depois será uma publicação de periodicidade anual. Nos próximos números, entrarão trabalhos submetidos à revista, oriundos de práticas extensionistas de quaisquer instituições de ensino superior. Esses trabalhos são avaliados de forma duplo-cega por pareceristas cadastrados na Sanhauá", comentou Theóffillo.

Para mais informações sobre a publicação, os interessados podem acessar o site da Sanhauá Revista de Extensão UFPB.

Texto: Aline Ferreira
Edição: Aline Lins