Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Procurador da República José Godoy ministra palestras sobre "Aspectos Legais da Docência no EBTT", na UFPB
conteúdo

Notícias

Procurador da República José Godoy ministra palestras sobre "Aspectos Legais da Docência no EBTT", na UFPB

publicado: 15/07/2024 16h11, última modificação: 15/07/2024 16h11
Palestras acontecerão no Campus I, nesta terça (16), e no Campus III, na quinta (18)

Foto: Aline Lins

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Superintendência de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (SEBTT), promoverá uma oportunidade única à comunidade universitária para atualização dos conhecimentos sobre a docência no EBTT (Ensino Básico, Técnico e Tecnológico), por meio de uma palestra com o Procurador da República José Godoy Bezerra de Souza, do Ministério Público Federal na Paraíba.

A palestra acontecerá em dois momentos: nesta terça-feira (16), às 10h, no auditório do Centro Profissional e Tecnológico/Escola Técnica de Saúde (CPT/ETS), no Campus I, e na quinta (18), às 9h, no auditório do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), no Campus III.

Com o tema "Aspectos Legais da Docência no EBTT", a palestra, segundo o superintendente da SEBTT, professor Jairo de Pontes Gomes, é uma chance inestimável de esclarecer dúvidas e entender melhor as questões jurídicas que permeiam a prática docente do EBTT. "A participação de todos os professores é fundamental para que possamos elevar ainda mais a qualidade do ensino em nossa instituição", disse o professor Jairo.

O tema das palestras abordará a atuação dos docentes do Magistério EBTT e seus respectivos campos de atuação, conforme estabelece a Lei 12.772/2012, que delimita a atuação do docente no âmbito da Educação Básica e da Educação Profissional e Tecnológica.

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) possui duas Escolas Técnicas Vinculadas, que são o Centro Profissional e Tecnológico Escola Técnica de Saúde. Além dessas instituições, o Campus I abriga também o Colégio de Aplicação, que atende a crianças da Educação Infantil e Fundamental.

Todas essas escolas contam com docentes da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), os quais, segundo professor Jairo, em diversas ocasiões, divergem do entendimento de que sua atuação está restrita à modalidade de ensino própria de sua carreira.

Assim, o evento será de grande relevância para esses profissionais, considerando a relevância do tema e a necessidade de conscientização dos docentes quanto aos limites de atuação estabelecidos pela legislação e as implicações legais que o desvio de atuação pode ocasionar.

* * *
Texto: Aline Lins
Foto: Aline Lins
Ascom/UFPB