Notícias
Psicólogas da UFPB realizam plantão psicológico por videoconferência
O Plantão Psicológico do Núcleo de Acolhimento e Escuta Psicológica (Naepsi) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) disponibiliza serviço de atendimento emergencial online durante o período de isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O público-alvo é tanto a comunidade acadêmica quanto o público externo.
O Naepsi é coordenado pela professora Sandra Souza, do Departamento de Psicologia, localizado no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), no campus I, em João Pessoa. “O plantão é um projeto de extensão e está aberto a qualquer pessoa, a partir de 18 anos, que esteja precisando de uma escuta qualificada para sua emergência emocional”, explica a docente.
A coordenadora do projeto ressalta a importância de oferecer o atendimento online nesta situação de distanciamento social. “Em momento de crise como o que estamos vivendo, muitos gatilhos despertam questões emocionais já existentes ou novas tensões, ocasionando, muitas vezes, angústia, ansiedade, medos, etc. O distanciamento social pode dar a sensação de desamparo”, esclarece.
Nesse sentido, segundo Sandra Souza, o plantão online pode ser uma forma de acolher essas emoções confusas e difíceis de lidar, facilitando, com a presença, mesmo que virtual, de um profissional que possa ajudar a pessoa a enfrentar este momento.
Os atendimentos são realizados por psicólogas registradas no Conselho Regional de Psicologia (CRP). São elas: Maria Lilian Leal de Souza (CRP 13/8784), Sandra Souza da Silva (CRP 13/2092), Vitória Silva Felix (CRP 13/9165) e Laís Leite Rolim (CRP 13/6647).
O plantão funciona toda quarta-feira, a partir das 14h. Serão oferecidos 12 atendimentos por plantão, que são realizados pela plataforma Zoom, por meio de videoconferência. O Naepsi também disponibiliza, para contato, o telefone (83) 99996.2467, que atende exclusivamente pelo WhatsApp e apenas no dia e horário do plantão.
Para utilizar a plataforma Zoom no celular, é necessário baixar o App Zoom no Google Play. No computador, basta executar o programa e depois clicar em “Abrir no Zoom”. O ideal é usar fone de ouvido com microfone, que pode ser o do próprio celular.
A professora Sandra Souza explica que o atendimento online está acontecendo pela primeira vez no projeto. “É uma inovação a partir das atuais demandas sociais. Esperamos atender com qualidade as pessoas que nos procuram, contudo, ressalto que não é um processo psicoterápico, mas uma escuta qualificada em momentos de emergência”. Presencialmente, o Naepsi realiza em torno de 600 atendimentos anuais.
Ascom/UFPB