Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Público lota estandes da UFPB na 17ª edição do Semep
conteúdo

Notícias

Público lota estandes da UFPB na 17ª edição do Semep

publicado: 05/09/2023 18h09, última modificação: 06/09/2023 19h22
Jovens que cursam o ensino médio puderam conhecer alguns dos cursos de graduação da Universidade

Foto: Vinícius Vieira

Centenas de jovens de escolas públicas e privadas da Paraíba, em busca de informações sobre cursos de graduação e carreiras profissionais, lotaram os estandes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) durante a 17ª edição do Seminário e Exposição sobre Profissões (XVII Semep). 

A feira, iniciativa do Colégio Lourdinas, ocorreu nesta terça-feira (5), na Praça do Povo do Espaço Cultural, em João Pessoa, e contou  – para além da UFPB  – com a participação de outras instituições de ensino superior atuantes no Estado. 

O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, integrou a mesa de abertura do evento, ao lado de Elivânia Alves, diretora do colégio Lourdinas, e de representantes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Em sua fala, o Reitor destacou a grande quantidade e a diversidade dos cursos de graduação oferecidos pela UFPB. 

“Oferecemos mais de 120 cursos, então, certamente vocês encontrarão uma alternativa nesse leque de oportunidades que é a UFPB. Aproveitem o evento para conhecer melhor cada instituição aqui presente e também estreitem laços com estudantes, professores, coordenadores de cursos e chefes de departamento”, afirmou o Reitor à plateia formada em sua maioria por estudantes. 

Após a abertura da feira, o público começou a se dirigir aos estandes das instituições participantes. Grande parte dos centros de ensino do campus de João Pessoa, além do Centro de Ciências Agrárias (CCA), do campus de Areia, ocuparam os espaços com materiais sobre projetos e pesquisas realizados pelos diversos cursos de graduação da UFPB. Estudantes, professores e servidores técnico-administrativos da Universidade também tiraram dúvidas sobre grade curricular e as oportunidades no mercado de trabalho disponíveis após a conclusão do ensino superior. 

Um dos espaços mais concorridos durante a feira foi o do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) da UFPB, onde a discente Gabrielle Helena, do 6º período do curso de Tecnologia em Alimentos, realizava experimentos para checar a integridade do leite comercializado para a população. 

“Há muitas oportunidades nas quais os estudantes do curso de Tecnologia de Alimentos podem trabalhar, como na criação de novos alimentos na indústria, em laboratórios, na docência e até como empresário. É uma área apaixonante porque requer bastante pesquisa e por isso sempre tem coisa nova sendo desenvolvida”, conta a graduanda. 

A estudante Júlia Giovana, aluna do 3º ano do ensino médio, veio da cidade de Monteiro para a feira. Embora demonstrasse bastante curiosidade pelo experimento do curso de tecnologia de alimentos, ela deseja seguir carreira em uma área bem diferente: a arquitetura e urbanismo. “Já estou bem decidida”, afirmou a aluna do IFPB. 

Duas estudantes também decididas sobre os rumos de suas trajetórias profissionais são as amigas Pâmela Cristina e Letícia Vitória, alunas da Escola Estadual Zé Vieira. Elas participaram da feira com o objetivo de adquirir informações sobre Medicina e Direito, dois dos mais tradicionais cursos de graduação ofertados pela UFPB. 

Além das carreiras mais tradicionais, chamou também a atenção dos visitantes os cursos inovadores. Alunos da graduação em Engenharia Mecânica, do Centro de Tecnologia (CT), levaram para a feira um veículo do tipo Fórmula, criado por meio do projeto de extensão Fórmula UFPB. Para Gabriel Pena, discente do 3º período do curso, o projeto permite que os estudantes tenham a chance de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. 

“Eu vi, no projeto, uma oportunidade de aplicar os métodos de engenharia na prática, e trazê-lo para a feira desperta nos jovens que visitam o evento ainda mais motivação de pertencer à UFPB”, disse Gabriel. 

Sobre o XVII Semep

O objetivo do XVII Semep é aproximar as instituições de ensino superior do público jovem, a fim de ajudar os estudantes a escolher, de forma mais assertiva, sua formação profissional. Além dos estandes das organizações parceiras, o evento contou com palestras e apresentações culturais.  

* * *
Texto: Vinicius Vieira
Edição: Aline Lins
Fotos: Aline Lins e Vinícius Vieira
Ascom/UFPB