Notícias
Reitor da UFPB faz levantamento de demandas para melhorias no CCTA e EEBAS
O Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Prof. Valdiney Gouveia, e o Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Valdir Braga, realizaram, nesta sexta-feira (21), visitas ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) e à Escola de Educação Básica (EEBAS). Na ocasião, foram discutidos com os diretores a retomada de obras e investimentos em projetos.
No CCTA, os diretores Ulisses Carvalho e Fabiana Siqueira apresentaram ações que têm sido desenvolvidas tanto na área de infraestrutura como no que diz respeito à organização acadêmica e administrativa do CCTA, a exemplo da construção da Escola de Música, que foi retomada recentemente e que possui uma comissão específica para acompanhar essa obra.
Entre as demandas apresentadas para o Reitor, está a construção da Unidade de Hospitalidade (UH), um projeto do Centro voltado para os cursos de Hotelaria e Turismo que tem o intuito de fortalecer o ensino com aulas ainda mais práticas. O objetivo é que o novo ambiente abrigue também programas de extensão, como o Paraíba Criativa, além de servir de apoio para outros cursos, como os de Engenharia de Alimentos, Nutrição e Gastronomia. O UH foi pensado para oferecer novos espaços complementares.
Segundo a Profa. Fabiana Siqueira, os projetos arquitetônicos do UH estão em fase de finalização e alguns dos principais equipamentos para compor a Unidade já foram adquiridos, a partir da captação de recursos externos. Ainda de acordo com ela, esse investimento vai não só promover melhorias significativas no ensino, mas a integração com outros campos do saber.
Os diretores também manifestaram o desejo de conclusão do Teatro Lampião. A obra encontra-se parada devido à desistência por quatro vezes de empresas contratadas mediante processo licitatório.
Durante a visita, o Reitor Valdiney Gouveia reiterou a necessidade de finalização do Teatro e da Escola de Música. Segundo ele, o CCTA vai contar com um importante complexo de arte que projetará ainda mais as atividades e produções da UFPB. Em relação à Escola de Música, ressaltou também que seria de grande valia a idealização de um espaço de convivência naquele local.
“A construção da Escola de Música, que recomeçamos e em breve finalizaremos, será o maior complexo de arte e cultura, não só do Nordeste, mas do Brasil, entre as instituições públicas federais”, destacou o Reitor.
A visita, que teve início no Departamento de Música, seguiu pela Sala de Concertos Radegundis Feitosa. O reitor esteve também no estúdio de TV do Centro. Lá, ele conferiu a reestruturação do ambiente para acomodação dos novos equipamentos digitais recentemente adquiridos.
Prof. Valdiney ainda conheceu o Cine Aruanda, auditório que abriga grandes eventos do CCTA; e a Biblioteca Setorial, onde os diretores apresentaram alguns problemas de infraestrutura que precisam ser sanados com rapidez.
Para o professor Ulisses, a ida do reitor ao CCTA foi muito proveitosa visto que possibilitou ao Reitor ver de perto as necessidades do Centro, assim como as melhorias que têm sido feitas em diversos setores. “Foi a primeira visita do Reitor ao CCTA e isso é importante pois ele consegue ter uma boa visão das demandas e do que está sendo feito, como a reestruturação do nosso estúdio de TV, que possui alguns equipamentos comprados com a ajuda de recursos da Reitoria. Professor Valdiney prometeu acompanhar mais de perto a construção da Escola de Música, além de tentar dar celeridade na resolução de problemas de infraestrutura, como os que temos na Biblioteca Setorial e no Laboratório de Música Aplicada (LAMUSI)”, disse o docente.
O Reitor ressaltou a importância dessa parceria com o CCTA. “Fico feliz em observar não só o crescimento, mas a proatividade, a necessidade que eles têm de crescer e oferecer o melhor para Universidade Federal da Paraíba. Então, sou muito grato a essa postura. Ver professores, técnicos e pessoas tão dedicadas para um Centro”, enfatizou o Prof. Valdiney.
Escola de Educação Básica EEBAS
O Reitor também visitou a Escola de Educação Básica (EEBAS) para conhecer suas necessidades e prioridades. “As dificuldades que eles têm não são poucas. A começar pela demanda de uma verba própria e a falta de equipamentos como computadores e birôs”. A EEBAS é vinculada ao Centro de Educação (CE) e está necessitando passar por melhorias estruturais.
Foi discutida, ainda, a possibilidade de criar uma quadra e um espaço de vivência para o local. Prof. Valdiney Gouveia contou que pretende idealizar um programa de inclusão dos pais nas escolas, no qual eles poderão colaborar por meio de trabalho voluntário e ajudar nas melhorias físicas da unidade, como, por exemplo, pintura das paredes. “Qual o sentido desse trabalho voluntário? Integrar. Os pais vão saber onde os filhos estudam e vão ter um carinho por aquele ambiente”, esclareceu.
O Prof. Valdiney informou que entrou em contato com o Dr. Eduardo Salgado, diretor da Secretaria de Educação Superior (SESU). “Tentei negociar, falar com ele sobre essa necessidade que temos na UFPB, de uma escola de aplicação. Ele prontamente nos respondeu orientando que encaminhássemos um ofício com esse pedido; e assim o faremos. Já falei isso para a diretora da EEBAS”.
Ainda na visita, houve contato por telefone do Reitor com o Deputado Federal Pedro Cunha Lima. “Ele reagiu muito positivamente, falando que aceitava o convite para visitar a EEBAS. Porque, segundo ele, a educação básica é uma de suas paixões. Muito nos alegra esse posicionamento do Deputado. Portanto, estaremos juntos trabalhando para que a EEBAS tenha melhores condições”, assegurou.