Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Reitor Valdiney Gouveia entrega ampliação da Escola de música da UFPB
conteúdo

Notícias

Reitor Valdiney Gouveia entrega ampliação da Escola de música da UFPB

publicado: 15/10/2024 10h46, última modificação: 15/10/2024 10h52
Com ampliação, espaço de mais de 2.000 m² é o maior do gênero a compor a estrutura de uma universidade pública no país

Foto: Angélica Gouveia

No Campus de João Pessoa, o Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professor Valdiney Gouveia, entregou, nesta segunda-feira (14), a ampliação da Escola de Música, localizada no bloco E do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Instituição. 

A obra estava paralisada por mais de uma década. O reinício dos trabalhos contou com investimentos de mais de R$2,4 milhões e ocorreu, em efetivo, apenas em 2023, com a convocação da segunda colocada da licitação para a retomada da construção, realizada em dezembro de 2020, no início da atual gestão da UFPB. 

O projeto amplia o espaço da estrutura atual, um edifício de pavimento único, construído há mais de 30 anos, que já não atendia adequadamente às demandas acadêmicas. A nova estrutura foi projetada com um anfiteatro com capacidade para mais de 80 pessoas, um miniauditório, salas de estudo individuais, salas de uso coletivo, musicoteca, espaço verde e diversos laboratórios, totalizando 2.044,40 m² de área expandida. 

Na solenidade de descerramento da placa, que simboliza a entrega do prédio, o Reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia, falou aos convidados e à comunidade acadêmica de música da UFPB – estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos – sobre a importância do novo espaço e enfatizou que a Universidade seguirá trabalhando para equipá-lo por meio de emendas parlamentares. 

"Temos aqui um grupo importantíssimo no CCTA, e esse grupo precisava de um espaço, mas a missão prossegue. Vamos buscar, junto com a direção do Centro, as emendas de bancada para que possamos equipar adequadamente esse espaço, pois não há quem suporte estar em salas não aclimatadas, sobretudo com a chegada do verão. É uma obrigação e um dever da Universidade Federal da Paraíba”, afirmou o Reitor Valdiney Gouveia. 

O Diretor do CCTA, professor Ulisses Carvalho, celebrou a conclusão da obra e ressaltou que a entrega inclui características específicas, como tratamento acústico em parte das portas e janelas. "Essas portas em amarelo possuem tratamento acústico, o que vai proporcionar maior conforto e qualidade durante as aulas", afirmou.

 

E o titular da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da UFPB, Jairo Dias, relatou a satisfação de sua equipe com o finalizar da obra, que inclui adequações no sistema de combate a incêndios e instalações elétricas e de rede, seguindo as normas vigentes. 

Também participaram da cerimônia, compondo a lista de autoridades, a Vice-Reitora da UFPB, a professora Liana Filgueira, o chefe do Departamento de Educação Musical (DEM), professor Chico Santana, e a Vice-chefe do Departamento de Música (DEMUS), professora Harue Tanaka. Estiveram presentes, ainda, ao evento: o Chefe do Gabinete da Reitoria, professor Pablo Nogueira; a Pró-reitora de Gestão de Pessoas, professora Rita de Cássia Pereira; e o Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, professor Paulo de Tarso Henriques. 

Sobre a ampliação da Escola de Música

Os novos ambientes da Escola de Música irão atender estudantes dos cursos de Bacharelado, de Licenciatura e de Pós-graduação em Música do CCTA/UFPB, e servirão, ainda, para as ações de extensão que são oferecidas na área musical, entre eles, cursos que ensinam crianças, jovens, adultos e idosos a cantar e a tocar diversos instrumentos musicais.

A realização de eventos na área de Música também é frequente na UFPB, mantendo uma ligação forte com o cenário cultural da Paraíba, do Brasil e até reconhecimento internacional, seja por apresentações em parcerias com artistas, seja por promoção e/ou participação em espetáculos.

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Fotos: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB