Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Termina nesta segunda-feira (17) o prazo para submissão de projetos do edital Probex 2024-2025 da UFPB

publicado: 17/06/2024 10h45, última modificação: 17/06/2024 10h55
Valor da bolsa é de R$ 700,00 ao mês, por 12 meses

Foto: Angélica Gouveia

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal da Paraíba está com o prazo aberto, até esta segunda-feira (17), para submissão de projetos do edital referente à edição 2024/2025 do Programa de Bolsas de Extensão (Probex). Estão sendo ofertadas 646 bolsas para participação de estudantes em projetos de extensão. O valor individual da bolsa é de R$ 700,00 ao mês, por 12 meses, o que representa um investimento total da instituição de R$ 5,4 milhões no custeio das bolsas.

A submissão das propostas deve ser realizada por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Os servidores docentes e técnicos-administrativos da UFPB com nível superior e em efetivo exercício estão aptos a submeter propostas de projetos. A submissão também pode ser realizada por docentes visitantes, estrangeiros e substitutos, bem como demais servidores em exercício provisório ou colaboração técnica, desde que o vínculo com a instituição e a vigência do projeto ocorram na mesma época. Nestes casos, exige-se que outros professores e/ou técnicos-administrativos do quadro permanente da UFPB estejam cadastrados no projeto.

De acordo com a Pró-reitora de Extensão da UFPB, Profa. Berla Moraes, na fase de verificação de conformidade, pode haver desclassificação de projetos que não atendam aos critérios exigidos no quadro descrito no item 6.1.1. do edital.

O resultado preliminar dos projetos classificados está previsto para ser divulgado em 17 de julho e, após a fase de reconsideração (18 e 19 de julho), o resultado definitivo dos projetos será divulgado na data prevista de 24 de julho. A distribuição das bolsas obedecerá à classificação obtida pelas propostas no processo de seleção, em ordem decrescente, sendo concedida uma bolsa a cada projeto.

Depois da divulgação das propostas classificadas, terá início a fase de seleção dos estudantes bolsistas e voluntários, os quais deverão registrar, de 26 de julho a 06 de agosto, pelo SIGAA, o interesse em participar dos projetos. No período compreendido entre 06 e 07 de agosto, os discentes registram interesse em participar de projeto no SIGAA. Cada estudante poderá registrar interesse em até 3 projetos de extensão, contudo só poderá ser selecionado em apenas um projeto na condição de bolsista, sendo possível ainda ser voluntário em outro projeto.

Assim como na edição anterior, o Probex 2024-2025 poderá contemplar a oferta de bolsas em empresas juniores que tenham projeto aprovado no edital. Nesse caso, a concessão da bolsa será permitida apenas a alunos comprovadamente de baixa renda ou hipossuficientes que tenham passado por avaliação socioeconômica em processos realizados pela Pró-reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape) da UFPB.

Outra disposição que permanece é que o relatório final do discente, seja bolsista ou voluntário, será objeto de avaliação por nota pelo coordenador do projeto, a fim de que a carga horária empregada possa ser aproveitada para creditação da extensão nos currículos.

“O Probex é o maior edital da Proex e contempla as oito áreas da extensão universitária [Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Trabalho; e Tecnologia e Produção], produzindo e compartilhando conhecimento científico e popular, transformando vidas e realidades em diversos espaços e comunidades”, pontua a Pró-reitora Berla Moraes.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: secretariacopac@proex.ufpb.br

Acesse também:

Tutorial para submissão de projetos de extensão:

Diretrizes e Orientações para Subsidiar a Elaboração de Projetos de Extensão:

Com informações de Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins