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Tese da UFPB avalia impacto da assistência estudantil da Instituição na permanência acadêmica
A avaliação da efetividade da política de assistência estudantil da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no período de 2012 a 2022 foi o tema da tese da atual Pró-reitora de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape), Geórgia Dantas Macedo. A defesa, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)*, do Centro de Educação (CE) da Instituição, ocorreu na última segunda-feira (25).
O estudo a nível de doutorado desenvolvido pela Pró-reitora ouviu mais de 500 alunos de todos os campi da UFPB. Com os dados fornecidos pelos discentes, objetivou-se analisar o impacto do amparo ao estudante na permanência e conclusão dos cursos, abrangendo áreas estratégicas da assistência, como moradia, alimentação, transporte e saúde.
“Foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre avaliação de políticas educacionais, efetividade e assistência estudantil. Em seguida foi feita pesquisa documental com os dados do desempenho acadêmico de estudantes que estão na UFPB desde 2017 e que mostram a contribuição da assistência estudantil para a permanência. E, em seguida, foi aplicado o questionário com os participantes da pesquisa. A partir desses dados, foi apresentada uma proposta de modelo de avaliação que pode orientar as Ifes [Instituições Federais de Ensino Superior] nas ferramentas e ações de avaliação”, falou Geórgia sobre a metodologia empregada na tese.
Entre as demandas mencionadas pelos estudantes, destacaram-se a ampliação do acesso gratuito e diminuição do preço ao público pagante dos Restaurantes Universitários, bem como ações voltadas à inclusão digital, já que parte significativa dos respondentes informou não dispor de computadores. Outras necessidades envolvem suporte pedagógico para alunos com deficiência, criação de espaços de acolhimento para filhos de estudantes e estratégias de apoio à saúde mental.
Os resultados da pesquisa apontaram que, embora a assistência estudantil da UFPB enfrente desafios como burocratização e cobertura insuficiente, ela é considerada efetiva para os estudantes que conseguem acessá-la. Esses alunos apresentaram desempenho acadêmico satisfatório e maior capacidade de permanência nos cursos.
A banca examinadora destacou a relevância do estudo para o campo das políticas educacionais e para a gestão de assistência estudantil nas Ifes. A defesa foi avaliada por membros internos e externos, incluindo docentes da UFPB, da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Histórico profissional da Pró-reitora Geórgia Dantas
Geórgia Dantas possui uma trajetória profissional marcada pelo trabalho como assistente social, tendo iniciado sua carreira, em 2014, no quadro técnico-administrativo das Ifes na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Em 2015, começou a atuar na assistência estudantil da UFPB, primeiramente no Campus III (Bananeiras). A partir de 2017, passou a integrar a equipe da Prape no Campus de João Pessoa, ocupando, atualmente, a titularidade da Pró-reitoria.
*ATUALIZAÇÃO: O texto foi modificado para alterar o Programa ao qual a pesquisa é vinculada, que é o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), e não o Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes (PPGOA), informado anteriormente. A correção foi realizada em 27/11/2024, às 15:30.