Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB abre inscrições para 91 vagas em Processo Seletivo de Reopção de Curso (PSRC 2024.2)

publicado: 07/08/2024 13h45, última modificação: 07/08/2024 13h45
Inscrições deverão ser realizadas de 12 a 16 de agosto, pelo SIGAA

Foto: Angélica Gouveia

A Pró-reitoria de Graduação (PRG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou, nesta terça-feira (06), a abertura do Processo Seletivo de Reopção de Cursos de Graduação da UFPB, na modalidade presencial, para ingresso no período letivo 2024.2. O edital prevê a oferta de 91 vagas em cursos distribuídos nos quatro campi. O processo destina-se a selecionar estudante regular para mudar do curso ao qual está vinculado para outro curso de graduação na UFPB. As inscrições deverão ser realizadas de 12 a 16 de agosto.

O edital pode ser acessado na página da PRG. Conforme o documento, as inscrições serão realizadas, exclusivamente, de modo virtual, no ambiente do Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Não haverá prova para os candidatos aos cursos ofertados, exceto para aqueles que desejarem concorrer ao Curso de Música (Bacharelado), que serão submetidos à prova de conhecimentos específicos, a ser realizada no dia 05 de setembro de 2024. Conforme o edital, para candidatos oriundos de outros cursos que não sejam de Bacharelado em Música ou de Licenciatura em Música, serão exigidos dois exames da prova de conhecimento específico em música. Todas as informações sobre a seleção nessa área também estão descritas no edital.

A Reopção de Curso só poderá ser concedida uma única vez e só poderá ser realizada entre cursos da mesma área de conhecimento do curso de origem do candidato, conforme o Anexo II do Edital. Além disso, a chamada dos candidatos classificados acontece somente uma vez, não há lista de espera.

Considerando que os candidatos ao Processo Seletivo de Reopção de Curso já ingressaram no ensino superior, não será aplicada a reserva de vagas para cotas.

Estará apto a se inscrever no PSRC 2024.2 o candidato que cumprir, cumulativamente, os seguintes requisitos:

• Possuir vínculo ativo e matrícula regular no curso de origem (ou seja, o aluno deve estar matriculado em componente curricular no período atual – 2024.1);
  • Possuir, na data da inscrição, carga horária integralizada na UFPB de, no mínimo, 12% (doze por cento) e, no máximo, 50% da estrutura curricular a qual esteja vinculado;
  • Não ter atingido, na data da inscrição, 50% do prazo mínimo para a integralização do currículo do curso ao qual está vinculado, excluídos os trancamentos regimentais e períodos suplementares;
  • Possuir, na data da inscrição, Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) igual ou superior a 5,0 (cinco);
  • Ter realizado, pelo menos, uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos 03 (três) últimos anos (2021, 2022 e/ou 2023), sendo consideradas a maior nota obtida pelo candidato e média mínima do ENEM de 400,00 (quatrocentos) pontos e na redação 400,00 (quatrocentos) pontos. O candidato não poderá ter obtido nota 0,0 (ZERO) em nenhuma prova.

O resultado final do Processo Seletivo de Reopção de Curso 2024.2, após julgamento dos recursos, será publicado, em única chamada, no dia 1º de outubro, no endereço eletrônico: www.prg.ufpb.br, e o cadastramento presencial está previsto para acontecer no período de 03 a 04 de outubro.

Texto: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia