Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB abre inscrições para curso de xadrez voltado para o público feminino

UFPB abre inscrições para curso de xadrez voltado para o público feminino

publicado: 24/07/2024 10h45, última modificação: 24/07/2024 10h45
As atividades acontecerão nos dias 9, 16, 23 e 30 de agosto na Biblioteca Central

Foto: pvproductions/Freepik

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do projeto de extensão “O xadrez e seu potencial de aprendizagem”, abre inscrições para o curso “Elas no tabuleiro: iniciação ao xadrez”, que vai acontecer nos dias 9, 16, 23 e 30 de agosto, de 13h às 15h, na Biblioteca Central do Campus I, em João Pessoa. A atividade é voltada a ampliar a visibilidade do xadrez para o público feminino.

As inscrições estão disponíveis no Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos) até o dia 8 de agosto, com a disponibilidade de 20 vagas exclusivamente para o público feminino. O público-alvo são mulheres que gostariam de ter um primeiro contato com o esporte. O curso foi criado e pensado para pessoas leigas à prática.

O curso abordará os fundamentos básicos do jogo, incluindo as características e movimentações das peças, bem como as regras essenciais. Ao final de cada atividade, as participantes aplicarão os conhecimentos adquiridos em partidas orientadas, assim possibilitando a prática efetiva do aprendizado. Na quarta aula, haverá a realização de um festival, em que as participantes colocarão em prática a aprendizagem em um torneio entre as participantes do curso.

Segundo Yago Lima, participante do projeto que irá ministrar o curso, foi observada a predominância masculina na equipe. “Devido à ausência de mulheres nas práticas, resolvemos criar esse curso voltado para meninas com o intuito de aumentar a visibilidade do xadrez entre o público feminino e incentivar sua participação no jogo”.

Para exemplificar, Yago descreve a rede de contato online do projeto que possui 147 participantes, porém apenas 18 são mulheres, sendo assim, aproximadamente 12,24% dos integrantes. Dessa maneira, conclui-se que a presença masculina é 7 vezes maior que a feminina.

O destaque da importância das mulheres no projeto já trouxe resultados importantes para o esporte na instituição. A integrante do projeto Maria de Lima participou da edição 2024 dos Jogos Universitários da Paraíba (JUP), ocorrido entre os meses de junho e julho, e conquistou a medalha de bronze.

Para mais informações, é possível enviar solicitação por e-mail ufpbxade@gmail.com e pelo telefone (83) 99947-2650.

Confira a programação:

09/08 - Introdução e história do xadrez: Movimentações das peças. Práticas no tabuleiro.

16/08 -  Compreendendo o xadrez: Aberturas e meio-jogo. Práticas no tabuleiros.

23/08 - Aplicando o xadrez: Tática e estratégias. Práticas no tabuleiro.

30/08 - Festival de xadrez: Táticas e estratégias. Práticas no tabuleiro

Texto: David Kevin