Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB abre seleção interna para criação de novos grupos no Programa de Educação Tutorial
conteúdo

Notícias

UFPB abre seleção interna para criação de novos grupos no Programa de Educação Tutorial

publicado: 16/07/2024 15h37, última modificação: 16/07/2024 15h37
Direções dos Centros de Ensino podem submeter propostas até 22 de julho

Foto: Angélica Gouveia

A Pró-reitoria de Graduação (PRG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou, nesta segunda-feira (15), um edital de seleção interna, voltado aos Centros de Ensino, para selecionar duas propostas de criação de novos grupos no âmbito do Programa de Educação Tutorial (PET). 

Cada direção de Centro poderá enviar, até o dia 22 de julho, apenas uma proposta na seleção interna, que deverá ser encaminhada, exclusivamente, por meio de processo eletrônico aberto no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), à PRG - Coordenação de Programas e Projetos Acadêmicos (11.00.48.04). O processo de submissão deverá ser instruído, obrigatoriamente, com a documentação descrita no item 4.3. do edital de seleção interna.

As propostas escolhidas por meio da seleção interna da UFPB serão submetidas a um outro processo de seleção com 45 vagas, de caráter nacional, sob responsabilidade do Ministério da Educação (MEC), e concorrerão com propostas enviadas por outras Instituições Públicas de Ensino Superior (IES Públicas). 

Os temas a serem apresentados nessas propostas devem estar correlacionados a quatro lotes definidos no Edital MEC nº 4/2024. As propostas condizentes ao lote I, ‘Rede de Integridade da Informação’, deverão tratar sobre temas como saúde pública, mudanças climáticas, inteligência artificial e outras tecnologias emergentes. O lote II, ‘Rede de Encontro de Saberes’, compreende propostas com foco no trabalho com comunidades populares urbanas, campo, quilombola ou indígenas e seus bolsistas deverão ser exclusivamente pessoas em condição de vulnerabilidade social e econômica.  

Quanto ao lote III, ‘Rede de Educação do Campo, das Águas e das Florestas’, as propostas deverão necessariamente estar vinculadas a um Curso de Licenciatura em Educação do Campo e a um grupo ou núcleo de pesquisa em Educação do Campo, das águas e das florestas. E as propostas para o lote IV, ‘Rede de Educação Antirracista’, poderão ter abrangência interdisciplinar, institucional, inter-regional, de grande área do conhecimento ou vinculado a curso específico, devendo promover a reflexão, o debate consubstanciado e ações antirracistas nas IES Públicas. 

As propostas serão selecionadas pelo Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA) da UFPB, utilizando os critérios definidos no Anexo II do edital de seleção interna. Serão desclassificadas do resultado final aquelas que não atingirem o mínimo de 75% do total de pontos possíveis. A classificação provisória e final será divulgada até o dia 31 de julho, por ordem decrescente dos pontos obtidos pelas propostas submetidas. 

Conforme o edital, em caso de aprovação das propostas enviadas pela UFPB no processo seletivo nacional, competirá à Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC repassar os recursos ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o pagamento das bolsas dos estudantes e tutores dos PET Temáticos, bem como do custeio, de acordo com a legislação vigente.  

Informações e esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos na Coordenação de Programas e Projetos Acadêmicos da PRG, pelo e-mail cppa@prg.ufpb.br ou telefone (83) 3216-7851. 

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB