Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB abre seleção para 2.200 vagas em curso de aperfeiçoamento em Gestão Escolar voltado à educação especial inclusiva

publicado: 29/07/2024 17h43, última modificação: 29/07/2024 17h43
Destinado a gestores da área da educação, curso tem prazo de inscrições até 04 de agosto, é gratuito e ofertado no formato EaD

Foto: jcomp/Freepik

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), lançou processo seletivo para o Curso de Aperfeiçoamento Gestão Escolar: Fundamentos e estratégias da Educação Especial na perspectiva inclusiva, que é gratuito e será realizado na modalidade à distância. Estão sendo ofertadas 2.200 vagas para profissionais da área da educação, especialmente aqueles que trabalham na Gestão Pública (Gestores e Coordenadores da Educação). As inscrições, conforme o edital, irão até o dia 04 de agosto.

A formação, fomentada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), tem por objetivo principal fortalecer o processo de formação continuada em educação especial inclusiva para os gestores da área da educação. O público-alvo são, especialmente, gestores educacionais das redes Municipais e Estadual de diversas regiões geográficas da Paraíba, mas, havendo vagas, também está aberto para outras unidades federativas.

O curso tem carga horária total de 180 horas, subdivididas em 6 módulos, cada qual com carga horária total de 30 horas/aula. O início do curso está previsto para agosto de 2024 e ocorrerá por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem moodle PEX.

Podem se inscrever somente candidatos que tenham concluído o Ensino Médio, considerando ainda entre as condições de inscrição as seguintes prioridades: Gestor Escolar da Rede Pública do Estado da Paraíba; Coordenadores atuantes na Rede Pública do Estado da Paraíba; Gestores Escolares de outros Estados; Demais profissionais da educação.

O processo de seleção será realizado em etapa única por meio do cadastro no SIGAA-UFPB, acessando este link. Em caso de excedente de inscrições, será priorizada a participação de gestores escolares com atuação no Estado da Paraíba. O edital foi publicado no site do Centro de Educação da UFPB e teve o período de inscrições prorrogado.

Mais informações sobre o processo seletivo, cronograma e conteúdo programático do curso podem ser conferidas no edital.

Formação continuada

O projeto de curso visa promover formação continuada para gestores de escolas públicas paraibanas. O conhecimento do gestor escolar sobre legislação, relações interpessoais, função social dos profissionais da educação e o papel político institucional, associados às contínuas reflexões sobre a inclusão escolar, podem promover motivações e mobilizações, com ações proativas  em benefício de toda comunidade escolar, com destaque para os mais vulneráveis.

O gestor escolar assume a responsabilidade e o compromisso de estruturar os ambientes escolares dimensionando as práticas pedagógicas e as relações sociais na garantia dos direitos e acessos das pessoas com deficiência, por intermédio da acessibilidade, garantia do Atendimento Educacional Especializado (AEE), respeito à diversidade, construção do Projeto Político Pedagógico com a representação de todos, tendo em vista promover a eliminação de barreira arquitetônica, curricular e, especialmente, a atitudinal. O intuito é assegurar o acesso, permanência e participação nos processos educativos para todos os estudantes.

Texto: Aline Lins
Foto: jcomp/Freepik