Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB apresentará, nesta sexta (2), Sistema de Acompanhamento de Egressos de Graduação, com dados sobre o ensino na instituição

publicado: 01/08/2024 18h32, última modificação: 01/08/2024 18h32
Sistema SAEGO já está operativo, mas a apresentação do módulo ‘graduação’ permitirá que público em geral possa ter acesso a informações sobre os egressos

Foto: Vinícius Vieira

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza, nesta sexta-feira (2), o evento de apresentação do Sistema de Acompanhamento de Egressos na Graduação (SAEGO/Graduação). A solenidade ocorrerá às 14h, no auditório de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, no Centro de Ciências da Saúde (CCS). O sistema é um dos módulos que integrarão, futuramente, a Plataforma de Egressos UFPB.

O SAEGO foi desenvolvido pelo Laboratório de Estudos em Modelagem Aplicada (LEMA) da UFPB, que integra o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). A ferramenta utiliza engenharia de software para gerar métricas ou indicadores e possibilita monitorar, de forma multidimensional, alguns dados sobre alunos egressos, disponibilizando informações relativas a esses egressos quanto a mercado de trabalho, empreendedorismo, dependência de políticas públicas sociais, inserção em programas de pós-graduação, produção científica e tecnológica, dentre outros. Com a apresentação do SAEGO/Graduação nesta sexta-feira (2), o público em geral também passará a ter acesso às informações de egressos de graduação da UFPB.

No SAEGo/Graduação, a quantidade de alunos egressos acompanhados é de 42.795, número que se refere àqueles que ingressaram nos mais de 130 cursos de graduação da UFPB existentes entre os anos de 2003 a 2020 e que já concluíram seus cursos.

“O SAEGO é um sistema inovador em todo o Brasil, pela quantidade e qualidade de suas informações, apresentando dados estatísticos de forma mais completa, mas sem abrir mão da privacidade, uma vez que o sistema mantém protegida a identidade do aluno egresso”, afirma o professor Pablo Nogueira, chefe de gabinete da Reitoria, indicado por esse setor para acompanhar o desenvolvimento da plataforma.

Segundo o professor Alessio Almeida, coordenador do LEMA, o SAEGO é resultado de um protótipo que começou a ser desenvolvido em 2016, inicial e especificamente, para o acompanhamento dos alunos egressos da graduação em ciências econômicas da UFPB. Posteriormente, esse sistema foi ampliado para também integrar dados de todos os egressos da graduação, pós-graduação e do ensino técnico/profissionalizante, de forma a atender a uma deliberação do Comitê de Governança, Controle Interno e Gestão de Risco (ComGov) da UFPB, presidido pelo Reitor Valdiney Gouveia. A demanda foi aprovada pelo ComGov em junho deste ano.

Este acompanhamento ampliado é feito a partir do cruzamento de dados oriundos de plataformas como a ‘Sucupira’ da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a ‘Lattes’, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), como também informações do Ministério do Trabalho, o que possibilita, assim, dimensionar informações sobre a inserção ocupacional dos egressos no mercado formal de trabalho, incluindo estatísticas salariais.

Segundo a Pró-reitora de Graduação, professora Silvana Maciel, a vantagem do SAEGO/Graduação ante outros sistemas da mesma espécie desenvolvidos por outras Instituições Federais de Ensino Superior (IFEs) é que o sistema da UFPB integra dados multidimensionais alimentados por meio de sistemas oficiais, possibilitando uma vasta cobertura dos dados.

“A UFPB, sobretudo a PRG, tem todo interesse em saber se os cursos estão formando egressos que atuem em seu campo de formação, pois é um dos indicadores de que os cursos estão alinhados com as demandas sociais e impactando positivamente a economia”, complementa Silvana sobre a importância do SAEGO.

Após o lançamento, o módulo ‘graduação’ da plataforma estará disponível para acesso no Portal da PRG.

Novas etapas do SAEGO

Outras etapas do SAEGO, referentes à pós-graduação – que inclui o acompanhamento de informações sobre alunos egressos dos cursos de mestrado, doutorado e de especialização (lato sensu) – e ao Ensino Básico,Técnico e Tecnológico (EBTT) da UFPB, também deverão ser lançadas, concluindo integralmente a Plataforma de Egressos UFPB. A previsão, segundo o professor Pablo Nogueira, é de que a apresentação dos novos módulos aconteça em outubro deste ano.

Texto: David Kevin
Edição: Vinícius Vieira