Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB assina acordo de cooperação com universidade da Guiné-Bissau

UFPB assina acordo de cooperação com universidade da Guiné-Bissau

publicado: 10/06/2024 13h51, última modificação: 10/06/2024 13h54
A partir do acordo, as instituições poderão firmar convênios específicos em diversas áreas do conhecimento

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) assinou, nesta segunda-feira (10), um acordo de cooperação internacional com a Universidade Amílcar Cabral (UAC), localizada na cidade de Bissau, na Guiné-Bissau, país da costa ocidental da África. O acordo, cujo documento havia sido previamente assinado pelo Reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, prevê a cooperação acadêmica, científica e cultural entre as duas instituições, com intercâmbio de alunos, professores e pesquisadores.

Para a assinatura do documento pela universidade estrangeira, a Vice-Reitora da UFPB, Liana Filgueira, recebeu no gabinete da Reitoria o Reitor da UAC Professor Herculano Arlindo Mendes, acompanhado do Assessor de Relações Internacionais da UAC Alfa Saliu Djaló e do professor Arnaldo Sucuma, que atua como ponto focal da UAC, no Brasil, assessorando o processo de internacionalização.

Também participaram do momento o Pró-reitor de Administração da UFPB, professor Cássio Besarria, o Pró-Reitor de Pós-Graduação, professor Leonardo Lopes, a Diretora de Relações Institucionais da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI), professora Ana Berenice Martorelli, além do Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB, Jorge Fernando Aveiro, e do Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Emanuel Pereira da Silva.

Durante o encontro, os presentes conversaram sobre as possibilidades que o acordo abre para as duas instituições, como nas áreas da educação, agronomia e de tecnologia da informação e comunicação, por exemplo.

De acordo com a professora Liana Filgueira, o convênio com a Universidade Amílcar Cabral faz parte das ações de fortalecimento da internacionalização da UFPB, e o encontro com o Reitor Herculano Mendes foi extremamente positivo para promover uma parceria institucional que possibilite a troca de conhecimento e de cultura, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de discentes e docentes.

“Convênios como este são extremamente importantes para ambas universidades, proporcionando, através de suas diferenças e potencialidades, amplo desenvolvimento para os participantes, sejam docentes, discentes e técnicos. A Universidade Amílcar Cabral é uma universidade que está em crescimento, com um reitor jovem e cheio de garra. Ele fez sua graduação no Brasil e, ao retornar, levou seus aprendizados para Guiné Bissau com o propósito de desenvolver sua universidade e seu país. Ele fez uma fala extremamente positiva sobre nosso potencial e como ele espera transformar sua universidade utilizando a nossa como referência”, disse a Vice-reitora.

A Universidade Amílcar Cabral é a única universidade pública da Guiné-Bissau e conta, na atualidade, com cerca de 1.500 estudantes, e 9 cursos de graduação, sendo 2 na Faculdade de Engenharia e Ciências Agrárias e 7 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. De acordo com o Reitor da UAC, Herculano Arlindo Mendes, o acordo de cooperação entre UAC e UFPB é de grande importância para a educação pública na Guiné-Bissau e para a internacionalização.

“Não há universidade que possa crescer sem ter parceiros, isso é importante, sobretudo, pois nas universidades do nosso país só temos na prática um único componente universitário que é o ensino, ainda falta pesquisa e extensão. Portanto, isso se faz muitas vezes com parceiros, e foi com base nesse diagnóstico que escolhemos as universidades brasileiras, dentre elas a UFPB, como parceiros para começar a trabalhar a questão de pesquisa e extensão”, disse Herculano Mendes.

Ainda de acordo com o Reitor Herculano Mendes, a assinatura do acordo de cooperação permite que sejam desenvolvidas várias atividades conjuntas entre as duas instituições. A Diretora de Relações Institucionais da ACI/UFPB Ana Berenice Martorelli acrescentou que as duas universidades já estão trabalhando para a realização das primeiras parcerias a serem realizadas com a assinatura de convênios específicos com os programas de Pós-graduação em Educação e Pós-Graduação em Serviço Social, da UFPB.

Para a Vice-reitora Liana Filgueira, é uma grande responsabilidade para a UFPB ser uma referência de Universidade desenvolvida, e poder, através do trabalho de todos que fazem a UFPB, contribuir para um mundo cada vez melhor. “Isso nos faz entender o quão importante é estarmos sempre em crescimento. É uma honra fazer esse convênio. Estamos sempre abertos a parcerias, pois esse é nosso propósito, unir cada vez mais instituições em todo o mundo para, juntos, transformarmos para melhor a sociedade”, comentou a Vice-reitora Liana Filgueira.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins