Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB assina acordo de cooperação com Universidade de Rennes, na França, para mobilidade estudantil

publicado: 29/07/2024 18h01, última modificação: 29/07/2024 18h01
Parceria facilitará o intercâmbio acadêmico entre as duas instituições

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade de Rennes, na França, assinaram, nesta segunda-feira (29 de julho), um acordo de cooperação para mobilidade estudantil. O documento foi assinado pelo Reitor Valdiney Gouveia, durante a visita institucional da diretora de Relações Internacionais e representante da Universidade de Rennes no Brasil, Laura Sabbado da Rosa.

O Acordo de Cooperação Internacional sobre Mobilidade Estudantil dentro da estrutura de um Programa de Intercâmbio Bilateral prevê a oferta de intercâmbio para estudantes interessados em aprimorar seu currículo acadêmico e o domínio de um idioma estrangeiro. Este programa abrange tanto o Brasil quanto a França, em uma parceria que foi facilitada pela Rede do Instituto Franco-Brasileiro de Administração de Empresas (IFBAE), visando apoiar as relações acadêmicas entre os dois países.

O Reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia, destacou o papel da internacionalização para o desenvolvimento da Instituição. A reunião para a assinatura dos documentos, além da presença da professora Laura Sabbado da Rosa, diretora de Relações Internacionais e representante da Universidade de Rennes no IFBAE, contou ainda com a participação da professora da UFPB e vice-presidente do IFBAE no Brasil, Lucilene Bandeira; da professora Márcia Freire, da Universidade Federal de Uberlândia; da professora Raquel Janissek, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; da diretora de Relações Interinstitucionais da Agência de Cooperação Internacional da UFPB, professora Ana Berenice Martorelli; do professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB, Walmir Rufino.

De acordo com a professora Laura Sabbado, a assinatura do acordo visa promover a mobilidade estudantil e o desenvolvimento de novos conhecimentos profissionais, acadêmicos e linguísticos na França para os estudantes da UFPB.

“O estudante que participa do intercâmbio se abre para o mundo, aprende novas teorias e práticas de administração em um contexto internacional. Ele pode estudar em francês ou em inglês, pois oferecemos disciplinas em ambos os idiomas. Todos os candidatos, independentemente do idioma, serão analisados”, ressalta a professora Laura Sabbado da Rosa.

Texto: Aline Ferreira
Edição: Aline Lins