Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB convoca 338 estudantes do Campus I para restaurante universitário e zera lista de espera do auxílio
conteúdo

Notícias

UFPB convoca 338 estudantes do Campus I para restaurante universitário e zera lista de espera do auxílio

publicado: 23/07/2024 18h01, última modificação: 23/07/2024 18h14
Para garantir benefício, discente contemplado terá que assinar, de 25 de julho a 1º de agosto, termo de compromisso no SIGAA

Foto: Aline Lins

Por iniciativa da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Pró-reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape) publicou, nesta terça-feira (23), um comunicado em que convoca 338 estudantes do Campus I (João Pessoa) que integram a lista de espera para o Auxílio Restaurante Universitário referente ao Edital nº 22/2023. Com esta convocação, a UFPB zera a lista de espera para o auxílio restaurante universitário no Campus I, assim como ocorreu em 2023

A convocação desses estudantes e a consequente extinção da lista de espera é uma medida que integra uma série de ações de iniciativa do Reitor Valdiney Gouveia, em prol da permanência estudantil, ou seja, para possibilitar aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica melhores condições de permanecer na Universidade e desenvolver suas atividades acadêmicas, como explica o Reitor.

O edital (nº 22/2023) a que se refere a convocação regulamentou o processo de seleção unificada para os auxílios estudantis exclusivamente para os discentes de graduação do Campus I da UFPB e é o que está atualmente vigente, uma vez que o edital mais recente sobre a matéria (nº 06/2024) está na etapa de avaliação socioeconômica e ainda não teve seus resultados divulgados. 

O prazo para assinatura do termo de compromisso terá início em 25 de julho e vai até 1º de agosto. Os discentes contemplados deverão realizar esta assinatura no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), por meio do seguinte caminho: menu Bolsas - Solicitação de Bolsas - Assinar termo de compromisso. É necessário, ainda, o cadastro de uma foto pelo estudante, conforme as instruções do sistema. Os alunos que não assinarem o termo de compromisso perderão o direito ao auxílio. 

Conforme a Coordenadora de Assistência e Promoção Estudantil da Prape, a servidora técnico-administrativa Katia Santiago Lucena, o acesso ao RU estará liberado no dia posterior à assinatura do termo de compromisso. O discente beneficiado deverá digitar sua matrícula na catraca localizada na entrada do RU para ingressar no restaurante universitário e utilizar o serviço. 

Com os mais recentes contemplados, o número total de estudantes beneficiados com o auxílio restaurante universitário nos quatro campi é de 4.489, os quais têm suas refeições de almoço e/ou jantar integralmente subvencionadas pela Universidade. Além destes, outros 410 discentes são parcialmente subsidiados, pagando 50% a menos – R$ 7,20 – no valor da refeição. 

“Um dado importante sobre o restaurante universitário do Campus I é que, em outubro de 2020, tínhamos 1.770 discentes contemplados com Auxílio Restaurante Universitário com subsídio integral e agora são 3.039, com essa nova chamada da PRAPE. Hoje, temos um crescimento, no Campus I, de 71,6% de discentes contemplados com RU”, afirmou Katia Santiago Lucena. 

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Aline Lins
Ascom/UFPB