Notícias
UFPB define cronograma para implementação do Programa de Gestão e Desempenho
A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou, na terça-feira (29), um Ofício-Circular com cronograma para implementar o Programa de Gestão e Desempenho (PGD) nas unidades acadêmicas e administrativas da Instituição que atendam aos requisitos exigidos para instituição do modelo de trabalho.
De acordo com o cronograma, a formalização das comissões para análise prévia das solicitações de adesão ao PGD, conforme o estabelecido na portaria que oficializou o Programa na Instituição, deverá ser feita até o dia 30 de novembro. Tais comissões deverão ser constituídas no âmbito das Pró-Reitorias, Superintendências, Órgãos Suplementares e Centros de Ensino.
Após a formação dessas comissões, terá início o treinamento de seus membros, assim como dos gestores das unidades que irão solicitar a adesão ao PGD. O procedimento está previsto para ser realizado até 31 de dezembro deste ano, conforme o cronograma divulgado.
As próximas etapas são a inclusão de informações no Sistema de Dimensionamento de Pessoas (SISDIP) do Governo Federal e o cadastramento dos planos gerencial e individual do servidor no Polare, plataforma informatizada, adotada na UFPB, para acompanhamento, controle e monitoramento do PGD. O prazo para realização desses processos é, segundo o cronograma, até o dia 31 de janeiro de 2025.
O período para submissão de processos de adesão ao PGD para análise da unidade técnica da Progep, à qual caberá autorizar o funcionamento do modelo de trabalho na unidade demandante, terá início em 1º de fevereiro de 2025.
A Pró-reitora de Gestão de Pessoas, professora Rita de Cássia Pereira, comentou sobre o êxito desse processo.
“Este cronograma é mais uma demonstração da consolidação exitosa de todo o processo de desenvolvimento do PGD, que se iniciou em 2023 e se encerra agora, com a definição dos procedimentos e do fluxo do processo dentro da Universidade. Esperamos, com isso, que o PGD seja total e efetivamente implementado na UFPB”, afirmou a gestora.
Unidades que participaram do projeto-piloto
As unidades da Progep e da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) que participaram do projeto-piloto do PGD ao Programa farão a adesão definitiva ao Programa nesta sexta-feira (1°), utilizando o modelo pactuado. Essas unidades terão até 30 dias para adequar sua documentação ao novo processo de adesão ao Programa.
A Progep também disponibilizou, no site do PGD, o Relatório de Avaliação do Projeto-piloto do Programa. Clique aqui e confira o documento na íntegra.
Para saber mais sobre a implementação do PGD para toda a UFPB, acesse aqui matéria sobre a oficialização do modelo de trabalho na Universidade.