Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB dialoga com representantes de associações de docentes e de cessionários e permissionários

publicado: 19/07/2022 13h11, última modificação: 19/07/2022 13h23
Reunião aconteceu na sexta-feira (15), no prédio da Reitoria

Foto: Angélica Gouveia

O Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professor Valdiney Gouveia, recebeu, na última sexta-feira (15), na sala da Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior (Sods), representantes da Associação dos Docentes da UFPB (Adufpb) e da Associação de Cessionários e Permissionários da Universidade Federal da Paraíba (Acespe) para diálogo sobre demandas apresentadas pelas duas entidades.

Durante o encontro, que também contou com a presença da Vice-Reitora Liana Filgueira, as representantes da Adufpb apresentaram solicitação para resolução de pendências referentes ao contrato para utilização do prédio utilizado pela Associação nas dependências da Universidade. Os representantes solicitaram ao Reitor o andamento do processo aberto para estabelecimento do contrato de aluguel e que não haja cobrança com base nos mesmos parâmetros aplicados a outras entidades que alugam espaços na UFPB, mas que têm fins lucrativos.

“A Reitoria, considerando a legislação, insiste em que é preciso haver cobrança, a Adufpb não discorda disso, mas espera desde o início dessa gestão que sejam estabelecidas as bases dessa cobrança”, disse a Profa Sandra Luna, representante da Adufpb.

Já os permissionários da UFPB apresentaram ao Reitor demandas com relação aos valores dos aluguéis, solicitando a possibilidade de diminuição e demandando flexibilidade da Universidade com relação ao reajuste do aluguel e de juros acumulados em período de recesso acadêmico, quando há uma diminuição do fluxo de pessoas na Universidade e diante do período de início da retomada das atividades presenciais.

A permissionária Isa Maria de Oliveira, uma das representantes da categoria presente no encontro, contou que foi a terceira oportunidade em que se reuniu com o Prof. Valdiney Gouveia e se sentiu bem acolhida.

“Apresentamos para que ele tivesse sido um pouco mais flexível, que a UFPB olhasse com outro olhar porque nós queremos dialogar e queremos estar juntos aqui e tivemos muitas cobranças financeiras nessa pandemia. Agora, nessa reunião, a gente começa a enxergar uma luz no fim do túnel, foi uma reunião mais leve, amigável e nos deixou mais confiante, pois estamos aqui para somar e dialogar”, disse Isa Maria.

Durante a reunião foram discutidas as legislações pertinentes ao assunto e os representantes das associações receberam as orientações necessárias para buscarem os caminhos pertinentes possíveis a cada demanda.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins