Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB divulga programação do Museu Casa de Cultura Hermano José para a 18ª Primavera dos Museus

publicado: 19/09/2024 14h29, última modificação: 19/09/2024 14h39
Nesta edição, que terá início no dia 23, o Museu Casa de Cultura Hermano José firmou parceria com a Fundação Casa de José Américo

Foto: Elidiane Poquiviqui

O Museu Casa de Cultura Hermano José, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), divulgou a programação de atividades para a Primavera dos Museus, evento nacional organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que esse ano vem com o tema "Museus, Acessibilidade e Inclusão". A programação terá início na segunda-feira (23). Todas as atividades são gratuitas e sem necessidade de inscrição.

Para essa edição do evento, o MCCHJ formou uma parceria inédita com a Fundação Casa de José Américo (FCJA). A parceria tem o objetivo de fortalecer os dois espaços culturais, a arte e a cultura em João Pessoa e na Paraíba. “Essa é a primeira ação realizada em conjunto com a FCJA, e pretendemos ampliar a ligação dessas duas instituições com mais projetos no futuro”, destacou Gabriela Luna, coordenadora do MCCHJ.

Juntos, os dois equipamentos culturais vão promover ações durante a abertura, que será realizada de forma conjunta, na segunda-feira (23), na sede do MCCHJ, e na sexta-feira (27), com a realização de um debate no auditório da FCJA, sobre a importância da inclusão nos ambientes culturais e artísticos.

Programação

Na abertura da Primavera dos Museus, que ocorrerá no dia 23 de setembro, às 14h, o MCCHJ receberá a Cantora Nik Fernandes, junto com o seu filho Jhonny Fernandes, que fazem parte do grupo "Tá Blz", para uma apresentação na área externa do museu. O grupo apresenta uma proposta que valoriza a cultura inclusiva, bem como a quebra de barreiras na ocupação dos espaços por pessoas com deficiência.

Na ocasião, também será lançado o livro "Um Autista em Minha Vida", da Escritora e Poetisa Silvinha França.

Foto: Divulgação

No dia 26 de setembro, às 14h, o professor e artista plástico José Pagano, ministrará uma Oficina de Pintura para crianças com necessidades especiais.

Na sexta-feira, dia 27, às 9h, acontecerá uma mesa redonda sobre inclusão e acessibilidade nos ambientes de Cultura e Arte. O debate será realizado no auditório da Fundação Casa José Américo, no Cabo Branco.

E no dia 28/09, às 9h, o MCCHJ receberá a visita dos participantes do 33º Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP).

Além disso, a exposição "Horizontes de Afetos", do Projeto Artes Visuais e Inclusão, estará em cartaz durante toda a semana da Primavera dos Museus, na Galeria Praia do Bessa, localizada no andar térreo do MCCHJ.

O MCCHJ está localizado na Rua Poeta Luiz Raimundo Batista de Carvalho, Nº 805, Jardim Oceania, João Pessoa-PB. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

E a Fundação Casa José Américo fica localizada na Av. Cabo Branco, 3336, Cabo Branco, João Pessoa-PB.

Com informações do MCCHJ
Edição: Aline Lins