Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB e Corpo de Bombeiros assinam protocolo de intenções para consolidar cooperação técnico-científica
conteúdo

Notícias

UFPB e Corpo de Bombeiros assinam protocolo de intenções para consolidar cooperação técnico-científica

publicado: 07/04/2022 14h11, última modificação: 07/04/2022 18h39
Iniciativa possibilitará o desenvolvimento de atividades em colaboração mútua, como oferta de capacitações, de estágios e outras ações

Foto: Aline Lins

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba firmaram, nesta quinta-feira (07), um Protocolo de Intenções, durante solenidade no Quartel do Comando Geral da corporação, em Marés, em João Pessoa. O convênio, com vigência de quatro anos, visa a cooperação técnico-científica entre as instituições, o que possibilitará o desenvolvimento de atividades em colaboração mútua, como oferta de capacitações, de estágios e outras ações.

O instrumento de cooperação, articulado pelo Prof. Alexsandro José Virgínio dos Santos, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFPB, foi assinado pelo Reitor, Prof. Valdiney Gouveia, e pelo Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, o Cel. BM. Marcelo Augusto de Araújo Bezerra. O Reitor também foi recebido pelo Subcomandante Geral do Corpo de Bombeiros, Cel. BM. Lucas Severiano de Lima Medeiros, e conheceu as instalações do Quartel, como o Departamento de Educação Física, bem como assistiu a uma demonstração da cadela Luna, que atuou em ações de buscas a restos mortais em Brumadinho, em Minas Gerais, em 2019, e mais recentemente na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, onde houve deslizamentos.   

De acordo com o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, o Cel. BM. Marcelo Augusto de Araújo Bezerra, as tratativas voltadas para essa parceria institucional tiveram início há, aproximadamente, dois meses, em visita realizada pelo Corpo de Bombeiros ao Reitor, na UFPB.

“Nós temos certeza de que essa parceria com a Universidade vai trazer aquilo que nós focamos, que é o bom atendimento à sociedade, e ficamos muito alegres por esse dia histórico”, disse o Comandante Geral Cel. BM. Marcelo Augusto de Araújo Bezerra, que fez questão de registrar e presentear o Reitor com a fotografia da visita da UFPB, para marcar o momento histórico.   

O Reitor da UFPB afirmou que, com o Protocolo de Intenções, consolida-se uma parceria que já vem acontecendo entre as duas instituições. “Esse termo sinaliza algumas ações que podem acontecer, efetivamente, na saúde, na educação física, na psicologia, na informática, na engenharia, temos uma vastidão de cursos de possibilidades em que a UFPB e o Corpo de Bombeiros poderão estar juntos para promoção de maior qualificação e, portanto, melhor atendimento à população paraibana”, explicou o Prof. Valdiney Gouveia.

Para o Cel. BM. Marcelo Augusto de Araújo Bezerra, há possibilidades de parcerias nas mais diversas áreas, entre as quais também poderão estar engenharia, química e tecnologia da informação. “O conhecimento da UFPB é um referencial para o país”, pontuou o Comandante Geral.

Segundo informou o Tenente-Coronel do Corpo de Bombeiros Arthur Vieira, que também participou da solenidade, há tratativas com a UFPB, por exemplo, na área de tecnologia da informação voltada para a Inteligência Artificial, visando a aplicação na análise de processos.

Além disso, de acordo com o Reitor, a UFPB formalizará a oferta de estágios aos cursos, considerando que o Corpo de Bombeiros é um campo fértil para estágios de alunos.

Prof. Valdiney ressaltou, ainda, que, por meio dessa solenidade de assinatura do convênio, fica evidente que há, tanto da parte da UFPB quanto do Corpo de Bombeiros, interesse e ânimo para que a parceria dê certo. “O Corpo de Bombeiros é uma instituição fundamental, a de maior prestígio no Brasil, então, ser um bombeiro é motivo de muito orgulho e toda a sociedade agradece o trabalho que tem sido feito por essa instituição e seus membros”, afirmou o Reitor. 

Também da UFPB, participaram da solenidade a Profa. Ana Berenice Peres Martorelli, Diretora de Relações Interinstitucionais da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI), e a Profa. Ângela Amorim de Araújo, da Escola Técnica de Saúde (ETS).   

* * *
Reportagem: Aline Lins
Fotos: Aline Lins