Notícias
UFPB é escolhida como representante nacional no Colégio de Gestores de Internacionalização
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) reafirma sua relevância no cenário educacional brasileiro com a eleição da professora Ana Berenice como coordenadora nacional do Colégio de Gestores de Relações Internacionais das Universidades Federais (CGRIFES). A escolha, anunciada na tarde de ontem (04/12), durante reunião em Brasília, consolida o papel da instituição como protagonista na internacionalização do ensino superior no país.
Ana Berenice, que também é presidente da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI), foi eleita de forma unânime pelos representantes regionais do CGRIFES, um colegiado vinculado à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). Antes de sua eleição como coordenadora nacional, a docente já havia sido escolhida como representante da Região Nordeste.
Para a nova coordenadora nacional, a posição representa um desafio estratégico. “Ser escolhida pelos meus colegas gestores de internacionalização das universidades federais significa que agora terei a responsabilidade e o compromisso de representar não apenas os interesses da UFPB, mas também de todas as universidades federais. É um papel que exige diplomacia e decisões estratégicas que beneficiem o sistema educacional como um todo”, destacou Ana Berenice.
A professora ressaltou ainda a relevância do cargo para o avanço da internacionalização no país. “Essa conquista solidifica o papel da UFPB como agente estratégico na integração do Brasil às redes globais de ensino, pesquisa, extensão e inovação, demonstrando sua capacidade de liderar e inspirar a educação superior nacional.”
O CGRIFES tem como missão coordenar e fortalecer as ações de internacionalização das universidades federais brasileiras, promovendo o intercâmbio de ideias e projetos entre instituições de ensino superior no Brasil e no exterior. Ana Berenice assume a coordenação com o compromisso de "continuar inovando e construindo pontes entre o Brasil e o mundo", reforçando a posição da nova gestão da UFPB como referência na educação superior nacional.