Notícias
UFPB é finalista em premiação da área de Relações Institucionais e Governamentais
A Pró-Reitoria de Administração (PRA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é finalista do Prêmio Marco Maciel, promovido pela Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (ABRIG). Em sua 7ª edição, o Prêmio destaca iniciativas de excelência em Relações Institucionais e Governamentais (RIG) de organizações públicas, privadas e entidades civis. A cerimônia de premiação será realizada no dia 26 de novembro, em Brasília.
A UFPB concorre na categoria ‘RIG em organização pública’, com o case ‘Mapeamento de Processos e Gestão de Riscos na UFPB: transparência e eficiência na administração pública’, que relata as práticas implementadas pela PRA, liderada pelo Pró-reitor, professor Cássio Besarria, para otimizar fluxos de trabalho e reduzir riscos operacionais. O artigo submetido à premiação também trata sobre os mecanismos de transparência estabelecidos pela PRA para permitir o acompanhamento do empenho dos recursos da Instituição.
Além do titular da PRA, o case da UFPB tem como autores os servidores técnico-administrativos Gilmara de Lima Nóbrega, Gleydson Kelson Correia e Castro, Gustavo Rodrigues da Rocha, Hallilson Cosmo de Melo, Ítalo Simplício de Freitas Paiva, Laryssa Brilhante Catanduba, Rubens Alberto Falcão Ferreira e Rebeca Honorato Neiva.
O Pró-reitor Cássio Besarria celebrou a indicação da Universidade ao Prêmio Marco Maciel, destacando que o reconhecimento reflete o compromisso da PRA com a ética, transparência, diálogo e responsabilidade social. Ele atribuiu a indicação como finalista do Prêmio aos próprios instrumentos descritos no case e implementados na UFPB.
“Esses quatro tópicos – ética, transparência, diálogo e responsabilidade social – fizeram parte da rotina diária da PRA nos últimos anos. Instrumentos foram adotados para dar transparência e visibilidade às atividades da Pró-reitoria e houve também a implementação de gestão de riscos, cujo projeto-piloto se deu na PRA. Então a fusão desses fatores que deram maior transparência e atrelados aos princípios de governança fizeram com que essa nossa iniciativa indicasse a PRA como uma das instituições finalistas do prêmio Marco Maciel”, avaliou o Pró-reitor.
Segundo a Assessora e Ordenadora de Despesas Adjunta da PRA, a técnica-administrativa Laryssa Brilhante Catanduba, a notícia da seleção do case foi recebida com muita alegria pelos servidores. “É um reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido pela equipe da PRA, que é feito com seriedade, competência e qualidade”, disse.
Sobre Marco Maciel, que dá nome à premiação
Marco Maciel foi um político brasileiro, advogado e professor, conhecido por sua atuação como vice-presidente do Brasil durante os mandatos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Ele é lembrado por sua postura ética e sua habilidade em diálogo político, sempre voltado para fortalecer a governabilidade. Em sua homenagem, o Prêmio Marco Maciel reconhece práticas exemplares em relações institucionais e governamentais.