Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB e Inep assinam acordo que cria primeira sala do Norte-Nordeste para acesso remoto a dados protegidos sobre educação
conteúdo

Notícias

UFPB e Inep assinam acordo que cria primeira sala do Norte-Nordeste para acesso remoto a dados protegidos sobre educação

publicado: 16/09/2024 15h56, última modificação: 16/09/2024 16h03
Ambiente permite, mediante agendamento, acesso de pesquisadores a importantes bases de pesquisa

Foto: Vinícius Vieira

Na última sexta-feira (13), o Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professor Valdiney Gouveia, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, assinaram o Acordo de Cooperação Técnica n° 13/2024, que cria o primeiro Núcleo do Serviço de Acesso a Dados Protegidos (Sedap) do Inep no Norte-Nordeste. O ambiente está localizado no Espaço José Galbinski, na Biblioteca Central do Campus I (João Pessoa).

No ambiente, uma espécie de ‘sala segura’, pesquisadores terão acesso controlado e restrito às bases de dados protegidos produzidas ou custodiadas pelo Inep, autarquia que, entre suas atribuições, está o desenvolvimento de estudos sobre o sistema educacional brasileiro. 

Para ingressar na sala e utilizar os equipamentos, o pesquisador precisará submeter seu estudo para avaliação do Inep/Sedap, demonstrando especificamente sua necessidade. Uma vez atendido o pedido, o Inep, autarquia do Ministério da Educação (MEC), fará a comunicação à UFPB, que liberará o acesso do pesquisador à sala, onde ele receberá as informações solicitadas.

O computador instalado na sala não permitirá conexão a dispositivos portáteis, como pendrives ou HDs externos, nem possibilitará acesso a outras páginas da internet ou softwares. O ingresso com celulares e computadores também será vedado. A sala será videomonitorada durante toda sua operação. 

A celebração do acordo permite a efetiva utilização, pelos pesquisadores, do ambiente, que foi entregue pela UFPB no início de agosto. Na ocasião, a solenidade de entrega contou com a presença dos chefes da Divisão de Infraestrutura Tecnológica e da Divisão de Acesso a Dados do Inep, Emerson Vieira dos Santos e Marco César Pereira, respectivamente. O coordenador-geral de disseminação de informações do órgão, Augusto Marques de Castro Oliveira, também participou do momento. Todos foram recepcionados pelo interlocutor da UFPB junto ao Inep, professor Jailson Ribeiro de Oliveira, que também será o coordenador do Núcleo Sedap-UFPB. 

Além destes, estiveram presentes na cerimônia de entrega as Pró-reitoras de Extensão e Gestão de Pessoas, professoras Berla Moraes e Rita de Cássia Pereira, respectivamente, além dos seguintes dirigentes: o Chefe de Gabinete da Reitoria, professor Pablo Nogueira; a Diretora da Biblioteca Central, Maria José Rodrigues Paiva; o coordenador de informação da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan), professor Brivaldo Marinho; o servidor técnico-administrativo Jorge Pereira, que integra o núcleo da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) na Reitoria; e a gestora da Assessoria de Comunicação (Ascom), Aline Lins. O titular da Proplan, professor Paulo de Tarso Costa Henriques, representou o Reitor Valdiney Gouveia, que na ocasião cumpria agenda institucional em Brasília. 

O Chefe de Gabinete da Reitoria, professor Pablo Nogueira, destacou o papel fundamental de todos os envolvidos nesta realização. 

“A efetivação do Núcleo Sedap na UFPB contou com a parceria da Direção da Biblioteca Central, tanto na pessoa da Diretora Maria José, quanto a Vice-diretora Jacqueline Rimá, e também a parceria com o Gerente de Ensino e Pesquisa, professor Alexandre Medeiros, que tanto estimulou e contribuiu com interlocução e construção da sala. Assim como a equipe do Núcleo da STI da Reitoria, na pessoa de Jorge Pereira e, por fim, o envolvimento sem igual do professor Jailson, que abraçou, se envolveu e tanto contribuiu para essa conquista”, ressaltou o professor Pablo Nogueira.  

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Fotos: Vinícius Vieira
Ascom/UFPB