Notícias
UFPB e USP estabelecem parceria de cooperação para qualificação de profissionais de nível superior
A UFPB recebeu, na manhã de segunda (02), uma comitiva da Universidade de São Paulo (USP) para estabelecer parceria para um futuro Projeto de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI), da CAPES. O encontro ocorreu no gabinete da Reitora, Terezinha Domiciano, e contou também com a participação do Pró-Reitor de Pós-Graduação, Evandro Leite, do Superintendente do Hospital Universitário Lauro Wanderley, Alexandre Medeiros, dos professores do Departamento de Cirurgia do Centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPB, Cássio Oliveira e Gualter Ramalho, e dos docentes do Programa de Pós-Graduação em Gastroenterologia Clínica e Cirúrgica da USP, professores Paulo Herman, Fabrizio Ferreira e José Jukemura.
O PCI é um programa voltado para a formação de doutores fora dos centros consolidados de ensino e pesquisa em áreas específicas, com ênfase na redução de desigualdades regionais. No caso do projeto entre a UFPB e a USP, trata-se de um DINTER (Doutorado Interinstitucional) envolvendo os grupos das instituições promotora (USP) e receptora (UFPB), com previsão de envio para avaliação por parte da CAPES no primeiro semestre de 2025.
De acordo com o Pró-Reitor de Pós-Graduação da UFPB, Evandro Leite, o projeto em gestação é relevante para preencher uma lacuna na qualificação de pessoal de nível superior em uma área em que a UFPB ainda não tem Programas de Pós-graduação em funcionamento, impactando ainda na qualificação de profissionais que atuam no cuidado em saúde no estado da Paraíba. “A gestão da UFPB apresentou apoio à iniciativa por parte dos dois grupos e colocamos a PRPG à disposição para prestar o apoio técnico necessário para a submissão do projeto no calendário de avaliação para o ano de 2025, a ser divulgado brevemente pela CAPES”, disse.