Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB faz seleção de servidores da instituição e membros externos para atuarem como bolsistas do Programa Bolsa-Formação EJA-EPT

publicado: 08/07/2024 17h34, última modificação: 08/07/2024 17h47
Inscrições acontecem no período de 09 a 12 de julho

Foto: Gustavo Ribeiro

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Centro Profissional e Tecnológico - Escola Técnica de Saúde (CPT-ETS), está com processo seletivo aberto destinado a servidores ativos do quadro permanente da UFPB e membros externos para atuarem como bolsistas, no intuito de viabilizar a oferta de cursos técnicos oriundos da adesão à linha de fomento Bolsa-Formação EJA-EPT. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de forma eletrônica, no período de 09 a 12 de julho.

O edital prevê, inicialmente, oferta de cadastro de reserva. O bolsista convocado atuará no Programa Bolsa-Formação da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional (EJA-EPT). Dependendo do encargo escolhido, são três os valores das bolsas definidos por hora de atividade: R$ 18,00, R$ 36,00 e R$ 50,00.

Os interessados devem se inscrever pelo e-mail: processoseletivoejacpt@gmail.com. A classificação dos candidatos será realizada em fase única por meio da análise de currículo.

Os servidores ativos do quadro permanente da UFPB e membros externos que forem selecionados atuarão como bolsistas na execução nas atividades didático-pedagógicas do programa, em cursos técnicos, com início previsto a partir de julho de 2024, na modalidade presencial, nos turnos diurno, vespertino e noturno.

Os encargos selecionados neste edital atuarão, inicialmente, em atividades relacionadas aos Cursos Técnicos de Cuidados de Idosos, Curso Técnico em Análises Clínicas, Curso Técnico em Saúde Bucal, Curso Técnico em Segurança do Trabalho e Curso Técnico em Guia de Turismo ofertados pelo programa durante sua execução, podendo a oferta ser ampliada.

O edital prevê os seguintes encargos:

Supervisor Local - Carga horária semanal de 12 a 16 horas semanais: R$ 36,00 por hora.

Apoio Acadêmico Local - Carga horária semanal de 12 a 16 horas semanais: R$18,00 por hora.

Apoio Administrativo - Secretaria - Carga horária semanal de 12 a 16 horas semanais: R$18,00 por hora.

Orientador Pedagógico - Carga horária semanal de 12 a 16 horas semanais: R$ 36,00 por hora.

Auxiliar de práticas/busca ativa - Carga horária semanal de 12 a 16 horas semanais: R$ 18,00 por hora.

Professor - Carga horária semanal de até 16 horas semanais: R$ 50,00 por hora/aula.

Apoio administrativo – registro acadêmico, Tecnologia da Informação (TI), plataformas digitais (Moodle, SIGAA e outras) - Carga horária semanal de 12 a 16 horas semanais: R$ 18,00 por hora.

Apoio administrativo – Apoio contábil e financeiro - Carga horária semanal de 10 a 16 horas semanais: R$ 36,00 por hora.

Apoio administrativo – Compras - Carga horária semanal de 10 a 16 horas semanais: R$ 18,00 por hora.

Apoio administrativo – Comunicação e design - Carga horária semanal de até 12 horas semanais: R$ 18,00 por hora.

Critérios

Estão previstos alguns critérios para participação dos servidores no processo seletivo: não estar em gozo de qualquer licença ou afastamento de suas atividades profissionais; possuir disponibilidade de carga horária para atuar na função para o qual for selecionado; não possuir redução de carga horária para fins de capacitação, para funcionários do serviço público federal. Quando as vagas não forem preenchidas pelos servidores ativos do quadro permanente da UFPB campus I, as mesmas serão preenchidas pelos candidatos externos respeitando sempre a ordem de classificação.

Além disso, os profissionais selecionados devem possuir disponibilidade para desenvolver atividades presenciais nos Campi onde os cursos serão ofertados e/ou em outros locais parceiros. A carga horária de trabalho destinada não poderá ultrapassar as 20 horas semanais, mesmo que em campi diferentes. As atividades desempenhadas no Programa Bolsa-Formação EJA-EPT pelos servidores ativos da UFPB não poderá conflitar com suas atividades regulares, nem comprometer a qualidade, o bom andamento e o atendimento do plano de metas da instituição

Execução

A seleção simplificada interna será executada pelo CPT/ETS/UFPB, e gerenciada pela Coordenação Geral e Coordenações adjuntas do Programa Bolsa-Formação EJA-EPT, voltado à oferta de Cursos Técnicos de qualificação profissional para discentes da Educação de Jovens e Adultos, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec. O programa será executado por meio da Bolsa Formação, por meio do CPT-ETS, em parceria com o Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Campus IV; a Prefeitura Municipal de Bayeux, Prefeitura Municipal de Cabedelo, Prefeitura Municipal do Conde e Prefeitura Municipal de João Pessoa.

A divulgação do resultado final está prevista para o dia 26 de julho, no endereço eletrônico:

https://www.ets.ufpb.br .

Texto: Aline Lins