Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB garante bolsas de iniciação científica para ciências humanas, sociais e artes

Participação dos estudantes nas pesquisas será custeada com recursos próprios
publicado: 04/05/2020 15h37, última modificação: 04/05/2020 16h26
Em 23 de abril, o CNPq informou que as bolsas do Pibic seriam destinadas apenas às áreas de tecnologias prioritárias. Alunos do Centro de Comunicação, Turismo e Artes, por exemplo, seriam prejudicados. Foto: Angélica Gouveia

A Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai garantir, com recursos próprios, bolsas de iniciação científica na área de Ciências Humanas, Sociais e Artes, segundo nota de esclarecimento no site da pasta.

A medida vem após o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) informar, em 23 de abril, que as bolsas do Programa Institucional de Iniciação Científica (Pibic) serão destinadas apenas às áreas de tecnologias prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Entre as áreas prioritárias, estão as tecnologias estratégicas, habilitadoras, de produção, para o desenvolvimento sustentável e para qualidade de vida.

Conforme a nota da Propesq, a UFPB reitera seu compromisso com os programas voltados para o despertar da vocação acadêmica e a formação de pesquisadores de qualidade para a ciência em todas as áreas do conhecimento”.

“O CNPq lançou uma nota dando conta de que as bolsas da área das Ciências Humanas, Sociais e Artes não seriam prioritárias no âmbito dos projetos Pibic. No entanto, a UFPB defende que a ciência é única, sem hierarquia entre as diversas áreas do saber, uma vez que todas são importantes para a formação dos jovens pesquisadores. Assim, a Propesq explicita que todas as áreas poderão ser contempladas”, explica o pró-reitor de pesquisa Isac Medeiros.

Segundo o gestor, a comunidade acadêmica da UFPB não te prejuízo em relação à continuidade de suas pesquisas. “Sobretudo nessas áreas que nós entendemos ser extremamente importantes. Reconhecemos a importância delas. A UFPB vai cobrir, com recursos próprios, essas demandas”.

O CNPq disponibilizará 25 mil bolsas de Iniciação Científica, no âmbito do Programa Institucional de Iniciação Científica (Pibic), para Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação e Instituições de Ensino Superior públicas e privadas, selecionadas por meio de chamada pública. As bolsas terão vigência de agosto deste ano a julho de 2021. O edital da chamada pública ainda será lançado.

No ano passado, foram ofertadas 1.118 bolsas na UFPB, sendo 528 pagas pelo CNPq e 580 pela UFPB, perfazendo 1.108 cotas para o Pibic para Ensino Superior. Além disso, foram disponibilizadas dez bolsas para a Escola Técnica de Saúde, pagas com recursos próprios; e 100 para alunos do Ensino Médio. Ao todo, foram aprovados, no ano passado, mais de mil projetos de pesquisa na UFPB, correspondendo a aproximadamente 1, 8 mil planos de trabalho.

Ascom/UFPB