Notícias
UFPB inscreve estudantes de graduação para bolsas de apoio ao aluno com deficiência
O Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA), assessoria especial vinculada diretamente ao Gabinete da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), está com inscrições abertas para alunos dos cursos de graduação presencial, de qualquer um dos quatro campi da Instituição, interessados em atuar no Programa de Apoio ao Estudante com Deficiência - PAED (Programa Aluno Apoiador). A iniciativa está dentro das ações de inclusão e acessibilidade promovidas pela UFPB e apoiadas pela Reitoria.
De acordo com o comitê, os estudantes serão selecionados para dar apoio aos alunos com deficiência da UFPB também dos cursos de graduação na modalidade presencial que sinalizaram junto ao CIA, através das avaliações e consultas públicas, a necessidade de apoio pedagógico ou de mobilidade.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de julho, exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), seguindo o passo a passo que consta no edital. O edital disponibiliza 42 vagas imediatas e cadastro de reserva e o valor máximo da bolsa ao estudante apoiador é de R$ 500, com carga horária máxima de 80 horas mensais.
O estudante apoiador pode atuar em duas vertentes: na de apoio pedagógico acompanhando o estudante apoiado em atividades, trabalhos, pesquisas, escrita e solicitando adaptações de materiais à Rede de Apoio; e na área de locomoção dentro do campus e nas atividades da vida diária como alimentação, realização de cópias de documentos, manutenção da integridade física do estudante, alertas de barreiras, dentre outros.
Cada aluno pode se candidatar apenas a uma vaga e para um estudante assistido. Já os candidatos para apoiador de alunos surdos poderão ser selecionados para acompanhar somente uma disciplina, de acordo com a disponibilidade de horários.
No edital da seleção, é possível consultar a lista de estudantes que necessitam de apoio para o semestre 2022.1, bem como o número de apoiadores que vão atender a cada estudante e o perfil necessário para o apoiador, indicando, por exemplo, as tarefas que deverão ser realizadas pelo aluno apoiador.
Requisitos
Podem se inscrever no programa alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação presencial, que tenham Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) igual ou superior a cinco para os alunos dos cursos de Ciências Exatas, ou igual ou superior a sete para os alunos dos demais cursos.
Para se inscrever, o aluno deverá ainda ser estudante do mesmo campus onde se encontra o estudante assistido indicado na inscrição e ser, preferencialmente, do mesmo curso ou da mesma área do curso do estudante assistido. Terão prioridade os estudantes com renda per capita de até 1,5 salário mínimo ou oriundos de escola pública.
O estudante selecionado deve destinar uma carga horária de, no máximo, 20 horas semanais para prestar apoio. Destas, ele deverá disponibilizar 4 horas semanais para receber orientações específicas sobre a deficiência do aluno para o qual foi selecionado junto ao CIA e à supervisão do estágio de Terapia Ocupacional vinculado ao CIA.
O processo seletivo é composto por capacitação e reunião preparatória, prova e avaliação socioeconômica. O referencial bibliográfico da prova escrita consta nos anexos do edital. Os resultados de todas as etapas deste Processo Seletivo serão divulgados no site do CIA, com previsão de resultado final para o dia 02 de setembro.
***
Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia