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UFPB lança Sistema de Acompanhamento de Egressos da graduação

publicado: 08/08/2024 15h29, última modificação: 08/08/2024 15h36
A instituição apresentou, na última sexta (2), o módulo da graduação que analisa a contribuição econômica e social resultante da formação dos egressos

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Pró-reitoria de Graduação (PRG) e com o apoio da Reitoria, apresentou à comunidade acadêmica, na última sexta-feira (2), o Sistema de Acompanhamento de Egressos na Graduação (SAEGO/Graduação), que já está disponível para consulta a toda a sociedade. O módulo graduação integra a plataforma SAEGO, que apresenta dados sobre a situação trabalhista, econômica e social dos egressos da instituição.  

O sistema foi desenvolvido pelo o Laboratório de Estudos em Modelagem Aplicada (LEMA), vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). De acordo com o coordenador do LEMA, professor Aléssio Almeida, a ferramenta informatizada objetiva dar suporte à tomada de decisão no âmbito institucional, permitindo a gestão, o controle e a transparência dos dados acadêmicos dos egressos dos cursos da UFPB nas dimensões de empregabilidade, rendimento salarial, rotatividade das ocupações, distorções de acesso no mercado de trabalho, regionalização do fluxo de ocupações, empreendedorismo, produção científica e tecnológica, inserção em programas de pós-graduação, entre outros.

A cerimônia de lançamento do módulo da graduação, organizada pela PRG e pelo Gabinete da Reitoria, aconteceu no auditório de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), e foi presidida pelo Pró-reitor de Planejamento (Proplan), Prof. Paulo de Tarso Costa Henriques, representando a Reitoria da UFPB. Ele agradeceu a presença de todos e, na ocasião, ressaltou a presença da Vice-Reitora Liana Filgueira na solenidade. O evento contou com a participação de representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP): o Chefe Nacional da Divisão de Acesso de Dados, Marco César Araújo; o chefe da Divisão de Infraestrutura Tecnológica Emerson Vieira; e o coordenador geral de Disseminação de Informações, Augusto Marques.

Compôs, ainda, a mesa da solenidade a Pró-reitora de Graduação, Profa. Silvana Maciel, o coordenador da Regulação e Avaliação (CRA/PRG), Prof. Jailson Ribeiro, e os docentes do LEMA, Aléssio Almeida (coordenador), Francisco José da Costa e Hilton Martins. Também participaram do evento outros pró-reitores, coordenadores de cursos, professores, técnicos e discentes. 

Destacando a parceria entre a PRG e o LEMA, a Pró-reitora de Graduação, Profa. Silvana Maciel, disse que a política de acompanhamento dos egressos da graduação visa a melhoria da qualidade do ensino da graduação, desenvolver mecanismos para atualização das informações a respeito da trajetória profissional e subsidiar ações de melhoria e aprimoramento dos cursos para melhor atender às demandas da sociedade. Ela salientou que essa é uma iniciativa inovadora e exitosa, configurando-se como um instrumento  facilitador das ações de acompanhamento dos egressos por meio da transparência ativa, na página da PRG. “O SAEGO será uma ferramenta valiosa para o planejamento e para a melhoria contínua dos cursos da nossa instituição e, possivelmente, no país”, afirmou a professora Silvana.

Segundo o coordenador de Regulação e Avaliação da PRG, professor Jailson Ribeiro, a necessidade do sistema surgiu em resposta à exigência do Tribunal de Contas da União (TCU) para que as entidades públicas apresentassem resultados do serviço prestado à sociedade, bem como decorreu das demandas de avaliações multidimensionais realizadas pelo INEP/MEC, visto que as vagas, os recursos e o desenvolvimento institucional estão atrelados ao desempenho nas avaliações e, por conseguinte, à regulação da educação superior. O escopo institucional e acompanhamento de egressos na UFPB vislumbra um portal aglutinador de três módulos, atrelados aos níveis de ensino técnico, de graduação e pós-graduação, interdependentes, via sistema SAEGO.  

 

Assim, foi apresentado ao Comitê de Governança, Controle Interno e Gestão de Riscos (Congov) o sistema Saego/Graduação, o qual precisou ser adequado à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Desta forma, o sistema Saego foi desenvolvido por meio da integração de dados oficiais das plataformas como a ‘Sucupira’ da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a ‘Lattes’, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e também informações do Ministério do Trabalho, que cruzam  dados oficiais, tornando uma plataforma multidimensional.

Os representantes do INEP presentes à cerimônia elogiaram a iniciativa do sistema de acompanhamento de egressos. O Chefe da Divisão de Acesso a Dados do INEP, Marco César Araújo, mencionou a necessidade de implementação em outras instituições, considerando a importância de devolver à sociedade as informações sobre o que é realizado na instituição de ensino. “A universidade não é só para formar o aluno, também é para devolver conhecimento para a sociedade. A UFPB está de parabéns”, disse Marco Araujo. 

Também prestigiaram o evento os alunos do LEMA que contribuíram com o desenvolvimento do sistema, as Pró-reitoras Berla Moraes (Extensão) e Rita de Cássia Pereira (Gestão de Pessoas).

Mercado de trabalho

Ao definir o curso que deseja pesquisar, é possível adquirir informações sobre o salário, massa salarial, regionalização, tipologia ocupacional, overeducation (pessoa com formação superior, mas que não exerce atividade na graduação que concluiu). Dessa forma, é possível dimensionar a empregabilidade, identificar a formação e a ocupação no setor público ou privado, como as principais atividades econômicas atuantes, verticalização do trabalhador, identificando a sua atuação hierárquica dentro de empresas e desenvolvendo estatísticas salariais e de velocidade de inserção no mercado de trabalho.

Empreendedorismo

O sistema consegue descrever o perfil dos empreendedores de cada curso. O SAEGO identifica os estados e municípios em que os egressos se estabelecem, em qual qualificação atuam, a distribuição por gênero e porte da empresa em que desenvolvem suas atividades, além de identificar o setor econômico em que se estabelecem. Também é possível verificar o nível de empreendedorismo adotado, quantos estão na área e até identificar o percentual de egressos que foram cotistas ou não, durante a graduação. 

Regionalização

O sistema busca analisar a migração dos egressos ocupados, intra e inter-regionalmente, em sua profissão. Assim, é possível verificar o raio de proximidade com o campus que se graduou, bem como a faixa etária, e identificar as cidades ou regiões em que há maior propensão de atuação dos egressos.

Ciência e Tecnologia

O sistema também analisa as taxas de diplomação, quantos discentes que ingressam no curso concluem a graduação, assim como quantos permanecem após a graduação, e a carreira acadêmica para o mestrado, doutorado e o magistério. Portanto, é possível observar a verticalização da carreira acadêmica e a localização para onde estão sendo direcionados. A inovação científica também é apresentada pelo sistema, bem como as áreas que são de maior interesse dos egressos.

Assistência e previdência social

Outra utilidade do sistema é verificar o grau de dependência de programas e benefícios sociais do governo, os impactos de políticas afirmativas e de permanência sobre o fluxo acadêmico e inserção de ocupação. 

Levantamento acadêmico na instituição

Também é possível analisar estatísticas sobre o perfil dos ingressantes dos cursos, fluxo acadêmico de evasão, trancamentos e diplomação, análise da retenção dos componentes curriculares com mais reprovação, que precisam de mais atenção. De forma que toda produção de dados obtidos por meio do sistema pode direcionar para o aperfeiçoamento do curso, adoção de medidas no Projeto Pedagógico de Curso (PPC), contribuindo para a produção acadêmica mais eficiente e assertiva para a sociedade e para o crescimento institucional. 

Ensino técnico

A UFPB, em novembro de 2023, divulgou dados sobre o acompanhamento de egressos das escolas técnicas vinculadas à instituição - Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), localizado no Campus III (Bananeiras), e do Centro de Educação Profissional e Tecnológico - Escola Técnica de Saúde (CPT/ETS). 

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Texto: David Kevin
Edição: Aline Lins 
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB