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UFPB lança sistemas de acompanhamento de egressos e autoavaliação na Pós-Graduação

publicado: 07/10/2024 10h40, última modificação: 07/10/2024 10h40
SIDTec, sistema desenvolvido por meio de parceria entre UFPB e Governo da Paraíba, também foi apresentado na ocasião

Com o apoio da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da Instituição apresentou, na última quinta-feira (4), os Sistemas de Acompanhamento de Egressos (SAEGO/Pós-Graduação) e Institucional de Autoavaliação. Eles foram desenvolvidos pelo Laboratório de Estudos e Modelagem Aplicada (Lema) da UFPB e vão analisar a contribuição socioeconômica resultante da formação dos egressos, bem como fornecer indicadores para melhoria contínua dos programas de pós-graduação da Universidade.  

As soluções foram lançadas durante o Seminário de Planejamento Estratégico da Pós-Graduação, em solenidade no auditório da Reitoria, em João Pessoa, presidida pelo Reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia. Também compuseram a mesa de honra do evento o titular da PRPG, professor Leonardo Wanderley Lopes, a Coordenadora-geral de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa (Propesq), professora Renate Wellen, e o Coordenador-geral de Acompanhamento e Avaliação da PRPG, professor Humberto Vilar.

O SAEGO/Pós-Graduação é uma solução de dados, disponível gratuitamente a toda a sociedade, que, neste momento, permite o monitoramento de mais de 6.000 egressos em 195 PPGs a partir da visualização de informações como setor de atuação (se público ou privado), salário médio e perfil empreendedor. A ferramenta também permite o acompanhamento quanto à continuidade de produção acadêmica e à localidade de trabalho, estudo ou residência.

O objetivo é avaliar se o investimento governamental na formação desses ex-alunos tem gerado resultados compatíveis com suas áreas de estudo. Por exemplo, se um egresso da pós em gestão pública está atuando nessa área. Com isso, será possível identificar as áreas estratégicas que requerem mais investimento da Universidade, assim como determinar se um programa precisa alterar seu currículo ou processo de formação para atender às expectativas do próprio programa e da sociedade.  

Para isso, o sistema utiliza e faz cruzamentos de dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), da Receita Federal e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O funcionamento é semelhante ao módulo SAEGO da Graduação, lançado em agosto pela Pró-reitoria de Graduação (PRG) da UFPB

Já na ferramenta de autoavaliação institucional, o aluno da Pós-Graduação, de maneira mandatória, ao se matricular a cada período letivo no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), avalia o próprio curso, procedimento semelhante ao que ocorre na graduação. Os dados vão alimentar o Sistema de Avaliação do Relacionamento com o Aluno (SARA), um painel com métricas e indicadores de desempenho, para que os PPGs identifiquem pontos fracos e fortes, norteando, assim, seus planejamentos estratégicos. 

Durante a cerimônia de apresentação, o Reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia, ressaltou a necessidade de incentivar ações que conectem a produção acadêmica às necessidades do mercado e da sociedade, destacando a importância disto para as universidades. 

"São ações como a de hoje que mostram que é possível gerar conhecimento e soluções para problemas concretos. A UFPB tem se destacado na produção de artigos científicos e, quando assumimos a Reitoria, era a quinta colocada no Nordeste, segundo rankings internacionais; hoje, é a terceira. Isso representa um grande avanço. Mas precisamos ir além. Não adianta batermos recordes de depósito de patentes se elas não se transformarem em produtos. Nosso desafio é converter patentes em receitas para a Universidade e para os envolvidos", afirmou o Reitor. 

E o Pró-reitor de Graduação da UFPB, professor Leonardo Wanderley Lopes, destacou a importância dos novos sistemas e o impacto que eles terão no planejamento da pós-graduação.

"Estamos entregando produtos importantes para que coordenadores de programas, secretários, alunos e comissões de planejamento estratégico possam pensar e projetar a pós-graduação da UFPB com base em dados reais. O lançamento desses sistemas inicia uma nova era, pois nos dá uma visão muito ampla de onde devemos investir e direcionar nossos esforços nos próximos momentos", disse Lopes.

Sistema de Inteligência de Dados em Ciência e Tecnologia na Paraíba (SIDTec) 

O evento também ficou marcado pela apresentação do Sistema de Inteligência de Dados em Ciência e Tecnologia na Paraíba (SIDTec), que é uma plataforma de acompanhamento de dados – pioneira no Brasil – sobre C & T na Paraíba, a fim de subsidiar a formulação de políticas públicas na área e aperfeiçoar as existentes. A ferramenta também disponibiliza comparações da Paraíba com outros entes da federação e mostra em que posição está a ciência paraibana, a partir de vários indicadores, em relação à média nacional. De acordo com o Governo do Estado, o montante investido para o desenvolvimento do SIDTec pelo Lema, a pedido da Secties-PB, foi de R$1,3 milhão. 

O  secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba (Secties-PB), Cláudio Furtado, também integrou a mesa de honra do evento e, em sua fala para o público, comentou sobre a plataforma recém-lançada. 

"Em termos de política governamental, o sistema vai permitir avaliar a eficácia das iniciativas e dos investimentos em ciência e tecnologia no estado: por exemplo, quantas bolsas foram concedidas, quais trabalhos resultaram em patentes, produtos ou softwares. São essas informações essenciais do ponto de vista de resposta à sociedade que teremos com o SIDTec", explicou Cláudio Furtado.

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Texto: Vinícius Vieira
Fotos: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB