Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB promove discussão sobre capacitismo e saúde mental no IV Setembro da Inclusão
conteúdo

Notícias

UFPB promove discussão sobre capacitismo e saúde mental no IV Setembro da Inclusão

publicado: 16/09/2024 14h35, última modificação: 16/09/2024 14h35
As atividades seguem até a próxima sexta-feira (20)

Foto: Aline Lins

Nesta segunda-feira (16), iniciaram-se as atividades do IV Setembro da Inclusão, com atividades que abordam a prevenção ao suicídio, em apoio ao Setembro Amarelo, e a conscientização sobre a luta anticapacitista, em alusão ao Setembro Verde. O evento é organizado pelo Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA), vinculado à Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A abertura do evento foi realizada pela Vice-reitora da UFPB, professora Liana Filgueira.

A programação inclui palestras, minicursos, oficinas, mesas-redondas e apresentações culturais, que ocorrerão entre os dias 16 e 20 de setembro, com início das atividades entre 7h30 e 8h. A abertura abordou o tema "Capacitismo e Saúde Mental". Além da Vice-reitora, professora Liana Filgueira, a mesa da abertura do evento contou com a presença do coordenador do CIA, Rafael Monteiro, da vice-coordenadora Natália Calheiros, e da coordenadora do curso de Terapia Ocupacional da UFPB, Carolina Couto da Mata.

De acordo com a professora Carolina Couto da Mata, a humanidade é formada por diversidades, por isso todos devem ter direito a uma vida digna, sem serem levados aos limites, e é fundamental combater o capacitismo.

"Precisamos cuidar uns dos outros, entendendo nossa interdependência. Devemos nos empenhar em ser anti capacitistas para construir a sociedade em que desejamos viver", assegura a docente. 

A professora também ressaltou que precisamos assumir nossas responsabilidades, caso queiramos construir uma sociedade de oportunidades. 

"O capacitismo não é uma questão apenas das pessoas com deficiência. Precisamos coletivizar nossa responsabilidade sobre essa forma de funcionamento que perpetua a desigualdade e impõe barreiras. Se decidirmos construir uma sociedade com oportunidades iguais para todos, é preciso agir", esclarece a professora. 

Para conferir toda a programação e realizar inscrição, acesse o SigEventos.

* * *
Texto: Aline Ferreira
Edição: Aline Lins
Fotos: Aline Lins
Ascom/UFPB