Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB promoverá 7º Festival Internacional de Música de Câmara do PPGM em agosto
conteúdo

Notícias

UFPB promoverá 7º Festival Internacional de Música de Câmara do PPGM em agosto

publicado: 11/07/2024 12h28, última modificação: 11/07/2024 12h28
Concertos acontecerão entre os dias 9 e 17 de agosto, com entrada franca, e contarão com apresentações de artistas nacionais e internacionais

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promoverá o 7° Festival Internacional de Música de Câmara do Programa de Pós-graduação em Música (PPGM), do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), entre os dias 9 e 17 de agosto, com entrada franca. Os concertos acontecerão sempre às 20h, no Campus I, em João Pessoa, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa. O evento será aberto pela Orquestra Sinfônica da UFPB, sob regência do maestro Paul Chou, com os solistas Ambroise Auburn e Kate Hamilton. 

A cada noite, haverá formações distintas, incluindo solos, duos e quintetos. Este ano acontecerá um concerto extra, no dia 23 de agosto, com a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, às 19h, no Centro Cultural São Francisco, com solistas do Festival sob a regência do Maestro Nilson Galvão, também com entrada gratuita.

Nesta 7º edição, o festival trará ao palco oito mulheres representantes de áreas das humanidades, como a linguística, sociologia, filosofia, cinema, letras, artes visuais e etnomusicologia, que irão responder à questão “por que a música nos emociona?”, a partir da perspectiva de suas respectivas áreas de conhecimento. Esse momento de interlocução com a música acontecerá no início de cada concerto.

Todos os anos, o Festival tem o cuidado de promover compositores brasileiros, inclusive nordestinos e paraibanos. A cada noite, serão apresentadas algumas das obras mais representativas do repertório camerístico, muita música brasileira, obras de compositoras mulheres, uma homenagem especial ao compositor Edino Krieger (1928-2022), além de obras de compositores italianos, em referência aos 150 anos da imigração italiana no Brasil, cuja representação competirá ao Prof. Hermes Cuzzuol Alvarenga, que celebra 40 anos dedicados à UFPB. E também, conforme a tradição do festival, haverá um homenageado, que nesta edição será o compositor Edino Krieger, falecido em 2022. Sua memória será lembrada pela apresentação de sete obras do seu repertório orquestral, solo e camerístico.

O Festival celebrará os 20 anos da fundação do Programa de Pós-graduação em Música da UFPB. Além dos concertos, o festival terá masterclasses, ou seja, aulas ministradas por especialistas,  para os alunos das áreas de violino, viola, piano, música de câmara e regência de orquestra. As inscrições estarão abertas a partir do dia 25 de julho, no Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SigEventos) com vagas para alunos atuantes ou ouvintes. Os encontros serão realizados no período diurno na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Auditório Gerardo Parente, localizado no Departamento de Música, e no Auditório da Reitoria da UFPB.

As masterclasses serão ministradas pela violinista Kate Hamilton, da University of Nevada; maestro e violinista Paul Chou, da Pennsylvania Sinfonia Orchestra; violinista Guillaume Tardif, University of Alberta; pianista Maria Kiki-Protodyakonova, da University of Alberta e o pianista Alessandro Costantino Bianchi, da Pangea Music Academy.

Entre os convidados nacionais, o Festival contará com a participação de docentes da UFPB, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal do Pará (UFPA). 

Este ano, o Festival tem a direção artística da professora e violinista Kate Hamilton e do maestro e violinista Paul Chou. A coordenação é do violinista e professor Felipe Avellar de Aquino, da UFPB. 

Confira todos os artistas convidados e as entidades que promovem o evento no site oficial do festival. Mais informações também estão disponíveis no perfil do Festival no instagram @festival.internacional.ufpb.

* * *
Texto: David Kevin
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB